executando sudo su consigo acessar o root digitando apenas minha senha de usuário normal...
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
executando sudo su consigo acessar o root digitando apenas minha senha de usuário normal...
Para mudar a senha do seu root basta executar o seguinte comando:
$ sudo passwd
Com esse comando você vai alterar a senha do usuário root, ou seja, você tem uma senha especifica para utilizar o root.
Espero ter lhe ajudado.
Abraço!
OK, o q disse é q executei o comando sudo su foi pedido apenas minha senha de usuário e acessei a shell como root.
Você já tentou trocar a senha do usuário root?
Douglas, você está correto. O comando sudo su permite que o usuário que estiver executando tal comando logue-se como root utilizando apenas sua senha de usuário, mesmo que o usuário root não possua senha definida.
Entretanto não é qualquer usuário que pode utilizar o comando sudo. No Ubuntu por padrão o usuário inicial criado na instalação do sistema pode utilizar o sudo. No Debian por exemplo, o pacote sudo não vem instalado com o sistema, ou seja, o usuário inicial não consegue executar comandos sudo sem que antes o pacote seja instalado. Para instalar (logado como root):
apt update
apt install sudo
Se preferir pode-se usar o apt-get.
Mesmo assim, após instalar o pacote, é necessário que um usuário seja adicionado ao grupo sudo para poder executar o comando sudo.
pedro@avl-debian:~$ sudo apt update
[sudo] password for pedro:
pedro is not in the sudoers file. This incident will be reported.
Para verificar a quais grupos o usuário logado pertence:
pedro@avl-debian:~$ groups
pedro cdrom floppy audio dip video plugdev netdev bluetooth
Para adicionar ao grupo sudo(logado como root ou através de outro usuário que consiga usar o sudo):
root@avl-debian:~# adduser pedro sudo
Adding user `pedro' to group `sudo' ...
Adding user pedro to group sudo
Done.
A partir deste momento eu já consegui executar comandos com sudo logado como pedro.
Não sei bem porque, mas pode ser necessário adicionar o usuário ao arquivo /etc/sudoers, se tiver interesse, existe um post explicando como fazer isso no Viva o Linux.
Espero que tenha compreendido.