4
respostas

executando sudo su

executando sudo su consigo acessar o root digitando apenas minha senha de usuário normal...

4 respostas

Para mudar a senha do seu root basta executar o seguinte comando:

$ sudo passwd

Com esse comando você vai alterar a senha do usuário root, ou seja, você tem uma senha especifica para utilizar o root.

Espero ter lhe ajudado.

Abraço!

OK, o q disse é q executei o comando sudo su foi pedido apenas minha senha de usuário e acessei a shell como root.

Você já tentou trocar a senha do usuário root?

Douglas, você está correto. O comando sudo su permite que o usuário que estiver executando tal comando logue-se como root utilizando apenas sua senha de usuário, mesmo que o usuário root não possua senha definida.

Entretanto não é qualquer usuário que pode utilizar o comando sudo. No Ubuntu por padrão o usuário inicial criado na instalação do sistema pode utilizar o sudo. No Debian por exemplo, o pacote sudo não vem instalado com o sistema, ou seja, o usuário inicial não consegue executar comandos sudo sem que antes o pacote seja instalado. Para instalar (logado como root):

apt update
apt install sudo

Se preferir pode-se usar o apt-get.

Mesmo assim, após instalar o pacote, é necessário que um usuário seja adicionado ao grupo sudo para poder executar o comando sudo.

pedro@avl-debian:~$ sudo apt update
[sudo] password for pedro: 
pedro is not in the sudoers file.  This incident will be reported.

Para verificar a quais grupos o usuário logado pertence:

pedro@avl-debian:~$ groups
pedro cdrom floppy audio dip video plugdev netdev bluetooth

Para adicionar ao grupo sudo(logado como root ou através de outro usuário que consiga usar o sudo):

root@avl-debian:~# adduser pedro sudo
Adding user `pedro' to group `sudo' ...
Adding user pedro to group sudo
Done.

A partir deste momento eu já consegui executar comandos com sudo logado como pedro.

Não sei bem porque, mas pode ser necessário adicionar o usuário ao arquivo /etc/sudoers, se tiver interesse, existe um post explicando como fazer isso no Viva o Linux.

Espero que tenha compreendido.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software