boa noite sobre Exceçoes como posso estudar-las saber qual usar na hora serta vi a documentaçao mas la so mostra qundo vc ja sabe o que esta procurando mas eu estou estudando nao sei qual usar que horas so a generica
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
boa noite sobre Exceçoes como posso estudar-las saber qual usar na hora serta vi a documentaçao mas la so mostra qundo vc ja sabe o que esta procurando mas eu estou estudando nao sei qual usar que horas so a generica
Oi, boa noite! Acho que primeiro a gente teria que pensar porque o tratamento de exceções existe no Java. Pense nele como um mecanismo que permite lidar com erros e condições inesperadas, que pode acontecer na sua aplicação, para que o fluxo do seu programa não interrompa de repente e deixe o usuário a ver navios. O ideal é que você trate a exceção dentro do catch(), ou seja, resolva o problema que aconteceu, de alguma forma. Mas se não for possível, ela também existe para, ao menos, mostrar informações mais detalhadas sobre o erro que ocorreu para que o usuário/desenvolvedor tenha o máximo de informações possiveis para corrigir o problema direto no código.
Aqui um exemplo de um tratamento de exceções onde o problema é resolvido:
Neste exemplo, vamos tentar ler um arquivo. Se o arquivo não for encontrado, criaremos um novo arquivo.
import java.io.*;
public class ExemploTratamentoResolvido {
public static void main(String[] args) {
try {
BufferedReader reader = new BufferedReader(new FileReader("arquivo.txt"));
System.out.println("Arquivo lido com sucesso.");
} catch (FileNotFoundException e) {
System.out.println("Arquivo não encontrado. Criando um novo arquivo...");
try {
BufferedWriter writer = new BufferedWriter(new FileWriter("arquivo.txt"));
writer.write("Conteúdo inicial do arquivo.");
writer.close();