Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Exceçoes

boa noite sobre Exceçoes como posso estudar-las saber qual usar na hora serta vi a documentaçao mas la so mostra qundo vc ja sabe o que esta procurando mas eu estou estudando nao sei qual usar que horas so a generica

6 respostas

Oi, boa noite! Acho que primeiro a gente teria que pensar porque o tratamento de exceções existe no Java. Pense nele como um mecanismo que permite lidar com erros e condições inesperadas, que pode acontecer na sua aplicação, para que o fluxo do seu programa não interrompa de repente e deixe o usuário a ver navios. O ideal é que você trate a exceção dentro do catch(), ou seja, resolva o problema que aconteceu, de alguma forma. Mas se não for possível, ela também existe para, ao menos, mostrar informações mais detalhadas sobre o erro que ocorreu para que o usuário/desenvolvedor tenha o máximo de informações possiveis para corrigir o problema direto no código.

Aqui um exemplo de um tratamento de exceções onde o problema é resolvido:

Neste exemplo, vamos tentar ler um arquivo. Se o arquivo não for encontrado, criaremos um novo arquivo.

import java.io.*;

public class ExemploTratamentoResolvido {
public static void main(String[] args) {
try {
BufferedReader reader = new BufferedReader(new FileReader("arquivo.txt"));
System.out.println("Arquivo lido com sucesso.");
} catch (FileNotFoundException e) {
System.out.println("Arquivo não encontrado. Criando um novo arquivo...");
try {
BufferedWriter writer = new BufferedWriter(new FileWriter("arquivo.txt"));
writer.write("Conteúdo inicial do arquivo.");
writer.close();
System.out.println("Novo arquivo criado com sucesso.");
} catch (IOException ioException) {
System.out.println("Erro ao criar o arquivo: " + ioException.getMessage());
}
} catch (IOException e) {
System.out.println("Erro de leitura/escrita: " + e.getMessage());
}
}
}