1
resposta

Eu vou endoidar com o GitHub

Eu tenho um repositório na branch master no github. Fiz o pull. Agora, no meu computador, ele mudou para branch main. Eu não consigo mais fazer um push para o github. Sempre dá erro. Eu sei que eu estou na main no meu computador e o projeto do github está na master. Eu consigo mover tudo pra main no github? Alguém sabe me informar?

1 resposta

Oi, Erik! Tudo bem?

Logo de início, peço desculpas pela demora em retornar.

Sim, você consegue! Existem dois caminhos que podemos seguir para realizar tal processo (analise aquele que mais se adequa a seu caso, Erik):

  • Alterar a branch “default” do nosso repositório:

Em alguns casos, é possível que existam duas branchs em nosso repositório remoto: master e main. Para evitar problemas local e remotamente, podemos tornar a branch main padrão, a partir dos seguintes passos:

  1. Localizar o item “Settings” em nosso repositório do Github:

    Recorte de captura de tela de um repositório do Github. O fundo é escuro e o conteúdo textual é da cor cinza. Há um menu de navegação com os seguintes itens: “Code”, “Issues”, “Pull Requests”, “Actions”, “Projects”, “Security”, “Insights” e “Settings”. O último item, em que está escrito “Settings”, está destacado por uma borda cor-de-rosa.

  2. Localizar e selecionar o item “Branches” na seção “Code and automation”:

    Recorte de Captura de Tela do Github. O fundo é escuro e o conteúdo textual é da cor cinza. É apresentado uma lista de itens na seção “Code and automation”. O primeiro item da lista, em que está escrito “Branches”, está destacado por uma borda cor-de-rosa. Abaixo desse item, estão “Tags”, “Actions”, “Webhooks”, “Codespaces” e “Pages”.

  3. Clicar na opção “Switch to another branch”:

    Recorte de captura de tela do Github. O fundo é escuro e o conteúdo textual é da cor cinza. Na parte superior da tela, há um título escrito “Default branch”. Logo abaixo disso, há um parágrafo explicativo acerca do “default branch”. Na parte inferior da tela, há seção com a palavra “master” escrita em seu lado esquerdo; no lado direito, há um ícone de lápis que diz “Rename branch” e um ícone com duas setas apontando para sentidos opostos, que diz “Switch to another branch”. Este último item está destacado por uma borda cor-de-rosa.

  4. Clicar no botão master, selecionar o item em que está escrito main e confirmar a ação, clicando em “Update”, conforme a ordem apresentada na imagem a seguir:

    Recorte de captura de tela do Github. O fundo é escuro e o conteúdo textual é da cor cinza. Há uma janela com o título “Switch default branch to another branch”. Abaixo desse título, são apresentadas três etapas do procedimento: a primeira etapa contém o botão “master” destacado pelo número um e por uma borda cor-de-rosa; a segunda etapa está destacando o item “main” da lista de branches com o número dois e uma borda cor-de-rosa; a terceira etapa está destacando o botão “Update” com o número três e com uma borda cor-de-rosa.

Pronto! Dessa forma, main passará a ser nossa branch padrão. Após realizar o comando git push -u origin main, nosso commit será enviado para ela.

  • Renomear a branch master do nosso repositório:

Caso só exista a branch master em seu repositório do Github, podemos somente renomeá-la. Abaixo, as etapas para fazer isso:

  1. Realizar os passos 1 e 2 vistos no processo anterior;

  2. Clicar no ícone escrito “Rename branch”:

    Recorte de captura de tela do Github. O fundo é escuro e o conteúdo textual é da cor cinza. Na parte superior da tela, há um título escrito “Default branch”. Logo abaixo disso, há um parágrafo explicativo acerca do “default branch”. Na parte inferior da tela, há seção com a palavra “master” escrita em seu lado esquerdo; no lado direito, há um ícone de lápis que diz “Rename branch”, ele está destacado por uma borda cor-de-rosa.

  3. Alterar o nome da branch master para main e finalizar o processo clicando no botão verde “Rename branch”, como mostro abaixo:

    Recorte de captura de tela do Github. O fundo é escuro e o conteúdo textual é da cor cinza. Há uma janela com o título “Rename this branch”. Logo abaixo, há um label com a frase “Rename master to:” e uma caixa de texto com a palavra “main”. Na parte inferior, há um botão verde com o texto “Rename branch”, o qual está destacado por um seta cor-de-rosa.

Com isso, conseguimos executar o comando git push -u origin main em nosso repositório local. Além disso, não foi necessário fazer uma transferência de dados, haja vista que apenas alteramos o nome da branch!

Erik, espero tê-lo ajudado. Caso surjam outras dúvidas, não hesite em postá-las no fórum. Fico à disposição para te ajudar.

Forte abraço.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.