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Eu só não crio a empatia, por que não sei o que ela come...

Este é o mal da humanidade, a falta de empatia. Estamos cercados de coachs dizendo que você pode e tudo depende de você. E não, não depende. O ser humano não é uma ilha. Precisamos uns dos outros. A base de uma comunicação clara é perceber como o outro vai entender a mensagem. Se uma criança te pergunta porque o céu é azul e você começa uma longa explicação sobre refração da luz e distúrbios atmosféricos, bem, você pode culpar a criança por não ter entendido a mensagem?. Isso acontece o tempo todo na vida profissional e julgamos que o ouvinte é burro por não ter entendido nossos termos técnicos. Se já se sentiu importante e superior por estar numa sala com pessoas que não entendem o que você fala, parabéns, você é uma anta. A empatia para entender a limitação do conhecimento técnico de seu ouvinte é o verdadeiro traço de inteligência.

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Oii, Helano. Como vai?

Sim, isso é verdade. Quando queremos demonstrar nosso conhecimento, (eu acredito, pelo menos, que) comunicar de uma forma mais simplificada ao saber que seu público pode não conhecer direito o assunto, chega a ser essencial. Se não é uma pessoa da área, como podemos cobrar um conhecimento tão a fundo assim?

A vida é feita de inúmeras variáveis e uma delas é essa: saber definir o seu público e como você deve comunicar.

Obrigada pelo post. Se quiser postar outra coisa aqui no fórum, fique à vontade.

Abraços!

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