Boa noite pessoal, Eu configurei do jeito que vi no fórum mas ainda não consigo acessar o meu servidor via SSH :(
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa noite pessoal, Eu configurei do jeito que vi no fórum mas ainda não consigo acessar o meu servidor via SSH :(
Olá, Felipe!
Pela imagem que você compartilhou, parece que você está tentando verificar algumas configurações do servidor SSH, como a existência do usuário e as configurações de permissão de acesso no arquivo sshd_config. Aqui estão algumas sugestões que podem te ajudar a resolver o problema de acesso negado:
Verificar o Usuário: Certifique-se de que o usuário com o qual você está tentando se conectar realmente existe no sistema. Você pode fazer isso com o comando grep username /etc/passwd, substituindo "username" pelo nome do usuário. Pela imagem, parece que você tentou isso e não encontrou o usuário no arquivo /etc/passwd.
Permissões no sshd_config: No arquivo de configuração do SSH, sshd_config, você pode especificar quais usuários têm permissão para se conectar via SSH com a diretiva AllowUsers. Se essa diretiva estiver configurada, certifique-se de que o seu usuário esteja listado lá. Pela imagem, parece que você verificou e não encontrou a diretiva AllowUsers, o que significa que não está restringindo o acesso por usuário.
Autenticação por Senha: A diretiva PasswordAuthentication no arquivo sshd_config determina se a autenticação por senha está habilitada. Se estiver definida como "no", você não poderá se conectar usando uma senha e precisará configurar chaves SSH. Na imagem, você verificou essa configuração e parece que a autenticação por senha está habilitada.
Reiniciar o Serviço SSH: Após fazer alterações no arquivo sshd_config, é necessário reiniciar o serviço SSH para que as mudanças tenham efeito. Você pode fazer isso com o comando sudo systemctl restart sshd.
Verificar as Permissões dos Arquivos: Certifique-se de que as permissões dos arquivos e diretórios do usuário em sua home directory estejam corretas. Permissões muito abertas podem causar problemas de segurança e impedir o acesso via SSH.
Logs do Servidor SSH: Verifique os logs do servidor SSH para encontrar mensagens de erro específicas que podem ajudar a identificar o problema. Você pode ver os logs com o comando sudo journalctl -u sshd ou verificar o arquivo de log diretamente, que geralmente está localizado em /var/log/auth.log.
Firewall: Verifique se o firewall do servidor não está bloqueando a conexão SSH. Você pode verificar as regras do firewall com o comando sudo ufw status se estiver usando UFW ou sudo iptables -L para iptables.
Se você seguiu o processo descrito na aula e ainda está enfrentando problemas, sugiro que revise cada um desses passos e verifique se não houve algum equívoco na configuração.
Espero ter ajudado e bons estudos!