5
respostas

Estado fictício para ANGOLA + MongoDB

Prof.

No caso hipotético de Angola não possuir Estados como unidades da federeação assim como conhecemos no Brasil teríamos um problema na modelagem tradicional com demonstrado.

porém, não seri ao caso de usar-se MongoDB?

Qual a relação dos bancos NO-SQL com o BI ?

5 respostas

Oi Marcelo, tudo bem? Não conheço nada de BI pra ser honesto, mas a questão de modelagem em constar ou não determinados campos não deveria influenciar na escola do seu banco.

A única mudança prática que consigo enxergar nesse ponto é em relação a como os dados estão armazenados e / ou modelados e como serão as operações de manipulação dentro do SGBD.

Lembrando que apesar de não ser comum é possível sim modelar um banco em Mongo da mesma forma que faríamos em um SQLServer ou MySQL com chaves estrangeiras, relacionamentos, etc.

Olá,

Persiste a questão: Qual a relação dos bancos NO-SQL com o BI ?

Então, ficou meio que implícito na questão anterior. A relação deveria ser a mesma do SQL Server, já que ambos são alternativas de armazenamento de dados. A questão muda quando falamos sobre modelagem e / ou ferramentas auxiliares.

Entende? Faz sentido?

oi, Por favor, fale-me mais sobre "A questão muda quando falamos sobre modelagem e / ou ferramentas auxiliares.". Obrigado.

Certo, a modelagem do Mongo é baseada em documentos, então você não tem linhas, colunas e tabelas. Você tem coleções que funcionam como pastas com documentos dentro.

Os documentos não possuem schema até onde sei, então você perde algumas garantias que os bancos relacionais te proveem. Exemplo? Regras de que determinados campos só podem receber determinados valores (id só pode ser inteiro, você não tem essa garantia)

Em relação as ferramentas auxiliares, bom, em BI com certeza você usa algo específico que se conecta com o banco e faz alguma análise. Considerando que essas ferramentas esperam um ambiente conhecido e bem estruturado, você pode acabar com problemas por que os seus dados no NoSQL não garantem essa estrutura (em base).

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software