Está correto?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Está correto?
Olá, Eduardo. Tudo bem?
Parece que a sua fórmula está quase correta, mas há um pequeno ajuste a ser feito. Na sua fórmula, você está usando a função FILTER e a função RELATED.
A função FILTER não é necessária nesse caso, pois você pode filtrar diretamente dentro da função CALCULATE. Além disso, você deve usar o operador || para combinar as duas condições corretamente.
Aqui está como a fórmula deve ficar:
TotalVendasCategoriasEspecificas =
CALCULATE (
[Vendas Total],
Produtos[Categoria] = "Data Analytics" || Produtos[Categoria] = "Data Visualization"
)
Dessa forma, você está calculando o total de vendas apenas para as categorias "Data Analytics" e "Data Visualization", conforme solicitado. Veja se faz sentido.
Conte com a ajuda do fórum. Bons estudos.
Renan Lima, boa tarde! Tudo bem? Se eu fizer conforme a sintaxe que você compartilhou, os itens "Big Data" e "Data Analytics" ficariam com o mesmo valor do total, que é 73.193.258,35, que também consta no big number, ou seja, no meu ver (posso estar errado) não faria sentido. Tanto que na "Opinião do instrutor" no "Mão na massa: criando uma matriz", consta a sintaxe que eu utilizei: TotalVendasCategoriasEspecificas = CALCULATE ( [Vendas Total], FILTER ( Vendas, RELATED(Produtos[Categoria]) = "Data Analytics" || RELATED(Produtos[Categoria]) = "Data Visualization" ) )
Essa sintaxe acima que eu utilizei, já não consta a duplicidade de valores dos dois itens, o que no meu raciocínio, faria mais sentido.
E també não alteraria o valor do big number (valor total), independente do filtro.
Vide a imagem abaixo, de como ficaria eu utilizando a sintaxe que você compartilhou:

Opinião do instrutor: "Para resolver o desafio, você pode usar a função CALCULATE() junto com FILTER() para criar um novo contexto de filtro que inclua apenas os produtos "Data Analytics" ou "Data Visualization". Para fins didáticos, segue uma possível solução: TotalVendasCategoriasEspecificas = CALCULATE ( [Vendas Total], FILTER ( Vendas, RELATED(Produtos[Categoria]) = "Data Analytics" || RELATED(Produtos[Categoria]) = "Data Visualization" ) )"
Faria sentido?
Olá, Eduardo.
Ah sim, faz sentido sim, a sintaxe que você utilizou está correta. A função FILTER é necessária nesse caso para criar um novo contexto de filtro, garantindo que apenas os produtos pertencentes às categorias "Data Analytics" e "Data Visualization" sejam considerados corretamente.
Fico à disposição. Abraços e bons estudos.