4
respostas

Está correto? (Mão na massa)

Está correto?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

4 respostas

Olá, Eduardo. Tudo bem?

Parece que a sua fórmula está quase correta, mas há um pequeno ajuste a ser feito. Na sua fórmula, você está usando a função FILTER e a função RELATED.

A função FILTER não é necessária nesse caso, pois você pode filtrar diretamente dentro da função CALCULATE. Além disso, você deve usar o operador || para combinar as duas condições corretamente.

Aqui está como a fórmula deve ficar:

TotalVendasCategoriasEspecificas =
CALCULATE (
    [Vendas Total],
    Produtos[Categoria] = "Data Analytics" || Produtos[Categoria] = "Data Visualization"
)

Dessa forma, você está calculando o total de vendas apenas para as categorias "Data Analytics" e "Data Visualization", conforme solicitado. Veja se faz sentido.

Conte com a ajuda do fórum. Bons estudos.

Renan Lima, boa tarde! Tudo bem? Se eu fizer conforme a sintaxe que você compartilhou, os itens "Big Data" e "Data Analytics" ficariam com o mesmo valor do total, que é 73.193.258,35, que também consta no big number, ou seja, no meu ver (posso estar errado) não faria sentido. Tanto que na "Opinião do instrutor" no "Mão na massa: criando uma matriz", consta a sintaxe que eu utilizei: TotalVendasCategoriasEspecificas = CALCULATE ( [Vendas Total], FILTER ( Vendas, RELATED(Produtos[Categoria]) = "Data Analytics" || RELATED(Produtos[Categoria]) = "Data Visualization" ) )

Essa sintaxe acima que eu utilizei, já não consta a duplicidade de valores dos dois itens, o que no meu raciocínio, faria mais sentido.

E també não alteraria o valor do big number (valor total), independente do filtro.

Vide a imagem abaixo, de como ficaria eu utilizando a sintaxe que você compartilhou: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Opinião do instrutor: "Para resolver o desafio, você pode usar a função CALCULATE() junto com FILTER() para criar um novo contexto de filtro que inclua apenas os produtos "Data Analytics" ou "Data Visualization". Para fins didáticos, segue uma possível solução: TotalVendasCategoriasEspecificas = CALCULATE ( [Vendas Total], FILTER ( Vendas, RELATED(Produtos[Categoria]) = "Data Analytics" || RELATED(Produtos[Categoria]) = "Data Visualization" ) )"

Faria sentido?

Olá, Eduardo.

Ah sim, faz sentido sim, a sintaxe que você utilizou está correta. A função FILTER é necessária nesse caso para criar um novo contexto de filtro, garantindo que apenas os produtos pertencentes às categorias "Data Analytics" e "Data Visualization" sejam considerados corretamente.

Fico à disposição. Abraços e bons estudos.