Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Está correto?

Boa tarde, fiz os 13 exercícios, poderiam conferir se está correto? e qual a melhor forma para eu testar o código?

//EX 1
console.log('Olá gajos, buenos vindos');
//EX 2
let nome = 'Luqueta';
console.log(`Olá, ${nome}!`);
//EX 3
alert(`Olá, ${nome}!`);
//EX 4
let linguagem = prompt('Qual linguagem de programação vc mais gosta?');
console.log(`A linguagem preferida de ${nome} é ${linguagem}`);
//EX 5
let valor1 = parseInt(Math.random() * 10 + 1);
let valor2 = parseInt(Math.random() * 10 + 1);
let soma = valor1 + valor2;
console.log(`A soma de ${valor1} + ${valor2} é ${soma}`);
//EX 6
let valor3 = parseInt(Math.random() * 10 + 1);
let valor4 = parseInt(Math.random() * 10 + 1);
let subtracao = valor1 - valor2;
console.log(`A subtracao de ${valor3} - ${valor4} é ${subtracao}`);
//EX 7
let idade = prompt('Digite sua idade');
if(idade >= 18){
    alert('Maior de idade');
} else{
    alert('Menor de idade');
}
//EX 8
let number = parseFloat(prompt('Digite um numero'));
if (number > 1){
   alert(`o ${number} é positivo`);
} else if(number < 0){
    alert(`o ${number} é negativo`);
} else{
    alert(`o ${number} é zero`);
}
//EX 9
let number1 = 1;
while (number <= 10){ 
    console.log(number1);
    number1++;
}
//EX 10
let nota = parseInt(Math.random() * 7 + 1);
if (nota >= 7){
    alert(`Sua nota foi ${nota}, você foi aprovado.`)
} else{
    alert(`Sua nota foi ${nota}, você foi reprovado.`)
}
//EX 11
number2 = Math.random;
console.log(number2);
//EX 12
number3 = parseInt(Math.random * 10);
console.log(number3);
//EX 12
number4 = parseInt(Math.random * 100);
console.log(number4);

Obrigado!

3 respostas
solução!

Fala, Lucas! Tudo bom com você?

Dei uma olhada no seu código, cara, e tá muito bom, meus parabéns! Somente algumas correções que poderiam ser feitas, vou mandar aqui:

EXERCÍCIO 6 Aqui, o único probleminha, é que na hora de declarar a variável 'subtracao' você está passando 'valor1 - valor2', ao invés de 'valor3 - valor4', que são as variáveis declaradas antes de 'subtracao' e as que são passadas dentro do console.log.

EXERCÍCIO 8 Aqui não é um problema, na verdade, só falar do bom uso que você fez do 'else if'. Digo isso porque eu vejo muita gente com dificuldade com essa questão, eu mesmo fui descobrir que havia else if em JS somente há pouco tempo, então gostei muito do uso.

Fora isso, tá muito boa a resolução dos seus exercícios, Lucas, meus parabéns! Agora, quanto a como testar o seu código, eu costumo usar ou o prompt do VSCode mesmo, ou a ferramenta do desenvolvedor do navegador. Normalmente, nesse segundo caso, quando é um projeto ou teste que envolva somente JS, eu acesso 'about:blank', pra ter uma página vazia, acesso o console e faço o teste do código.

Enfim, espero ter ajudado, bons estudos e abraços! Bora pra cima!!

Muito obrigado Iury!!

Somente uma dúvida sobre o "else if", eu consigo utilizar isso quantas vezes? Por exemplo se tivesse 4 opções, eu poderia fazer assim?

if (number > 1){
} else if(number < 0){
} else if{
    } else
        alert(`o ${number} é dois`);
        }

Ou existe alguma limitação para essa função?

Abs,

Olá, Lucas! Tudo bom?

Fico feliz em ter ajudado! Agora, quanto a essa questão do else if, ele pode ser usado enquanto houver condições para serem passadas. Por exemplo, nesse exemplo que você passou, o segundo 'else if' que você usou só teria real sentido se você passasse alguma condição para que ele ocorresse.

if (number > 1){
} else if(number < 0){
} else if{
    } else
        }

Como não tem nenhuma condição, nesse caso, ele está funcionando como um 'else' comum mesmo. Agora, você poderia criar um código dessa forma, por exemplo:

if (number > 1){
} else if(number < 0){
} else if(number > 0 && number < 1){
    alert(`o ${number} é um decimal`);
} else
}

Você poderia colocar quantos condicionais quiser com 'else if' nesse caso, e deixa o 'else' somente quando não for para nenhum dos outros casos. A ideia do 'else if' é manter somente um bloco condicional com várias condições. Por exemplo, temos o código a seguir:

if (number > 1){
} if(number < 0){
} else
}

Como você pode ver, aqui tem dois blocos condicionais, isso porque cada 'if' cria um diferente. Caso você usasse somente 'if's mesmo, não teria problema algum, afinal seriam três blocos diferentes, mas cada um com suas condições. Mas como você tem um 'else', já há um problema, que é o seguinte: é feita a verição do primeiro 'if', se o 'number' é maior do que 1. Se não for, nada acontece e o segundo bloco inicia e funciona normalmente, e até aí tudo certo. O problema é quando o 'number' é sim maior do 1, porque é executado o bloco de código daquela condição, que no caso é 'alert('o ${number} é positivo');', mas depois também é executado o outro bloco condicional, que verifica se o 'number' é menor que 0, e nesse caso não é, e irá executar então o 'else', já que não se enquadra na primeira condição, e será executado também ' alert('o ${number} é dois');'.

Espero que não tenha ficado confuso, mas é essa a importância do 'else if', pra evitar que ocorram esse tipo de erro. Espero ter te ajudado, Lucas, e peço desculpas caso tenha ficado um pouco confuso, bons estudos e abraços!