A resposta correta para a pergunta: "Como você criaria uma consulta SQL para calcular a taxa de ocupação combinada com o preço médio diário de aluguel para cada proprietário, utilizando as tabelas proprietarios, hospedagens, alugueis e enderecos?" foi a seguinte:
SELECT p.nome AS proprietario, ROUND(AVG(a.preco_total / DATEDIFF(a.data_fim, a.data_inicio)), 2) AS preco_medio_diario, ROUND((SUM(DATEDIFF(a.data_fim, a.data_inicio)) / (DATEDIFF(MAX(a.data_fim), MIN(a.data_inicio)) ***** COUNT(DISTINCT h.hospedagem_id****))) * 100, 2) AS taxa_ocupacao FROM proprietarios p JOIN hospedagens h ON p.proprietario_id = h.proprietario_id JOIN alugueis a ON h.hospedagem_id = a.hospedagem_id GROUP BY p.proprietario_id;
Sendo que, onde deixei em negrito, na taxa de ocupação, creio que trazemos uma métrica que pode estar totalmente discrepante da realidade e gostaria da opinião de vocês para ver se eu não estou delirando rsrs
Da forma com que está disposta a lógica, creio que quando um proprietário tiver dois imóveis que começaram a ter seus aluguéis realizados em datas muito diferentes, por exemplo, um começou em 2021 e outro em 2024, a taxa média de ocupação será totalmente distorcida, visto que estamos multiplicando o total de dias da que começou em 2021 por 2.
Não sei se ficou fácil de entender, mas gostaria da opinião de mais alguém. O GPT valida minha percepção, mas queria ter outra visão.