8
respostas

ERROR - Starting Server - Fases finais da instalação do Programa.

Olá pessoal, na fase final da instalação do MySQL apareceu esse erro para mim um erro no Starting Server: " Attempting to connect to Mysql@localhost:3306 with user root with no password..."

Já desinstalei 3 vezes o programa, já baixei o maior arquivo de instalação e já procurei soluções semelhantes aqui no forum, mas sem sucesso.

Enfim, tentei entrar diretamente no MySQL Workbench e aparece a mensagem "No Connection Established" e a mensagem na tela.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Alguém poderia dar uma luz?

8 respostas

Olá, Lucas, tudo bem?

Tente verificar se o serviço do MySQL está em execução.

Acessando os serviços do Windows para verificar se  o serviço do MySQL está em execução

Se o serviço do MySQL estiver parado como na imagem acima, você o inicia, caso esteja em execução, o reinicie, em seguida tente acessar novamente o MySQL.

Qualquer dúvida é só falar !

Aguardo o seu retorno!

Oi Danielle, tudo bem?

Obrigado por se disponibilizar, estou quebrando a cabeça com isso faz alguns meses, até formatei o PC.

Então, acontece o erro abaixo quando eu clico nesse serviço para iniciar manualmente. Quando eu reinstalei o MySQL eu até cheguei a deletar esse serviço para reinstalar com o mesmo nome. (ao invés de criar variações MySQL82, 83 e etc)

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Procurei em alguns forums de fora e pessoal pede para baixar a versão mais recente, mas eu já estou fazendo isso.

Eu percebi que esse é um problema que algumas pessoas tem depois de já estar usando o programa, como se fosse uma "desconexão" com server.

Alguns meses atrás eu tentei pular o Microsoft SQL 2019 e eu acredito que tive algum problema parecido, não sei se é algo do Windows que falta configurar.

Eu tinha criado esse item no forum.

Obrigado pela ajuda!

Esta mensagem é retornada Lucas, pois o serviço do MySQL não foi iniciado no tempo definido no Windows para um serviço iniciar, que por padrão é 30 segundos.

O que você pode tentar fazer, é alterar esse valor padrão, já que devido a algumas configurações, restrições técnicas ou problemas de desempenho o serviço pode demorar mais de 30 segundos para iniciar.

Para alterar o tempo limite para inicialização dos serviços do Windows. Você pode realizar os passos a seguir:

  • Execute o editor de registros (regedit) no servidor que deseja iniciar o serviço;
  • Acesse o caminho HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control;
  • Clique com o botão direito sobre ServicesPipeTimeout e escolha modificar;
  • Altere o valor para 180000 (em decimal);
  • Clique em OK para Salvar.

Caso este valor não exista, você pode criá-lo:

  • Com a pasta de controle selecionada, clique com o botão direito do mouse no painel à direita e selecione novo valor DWORD;
  • Nomeie o novo DWORD: ServicesPipeTimeout;
  • Clique com o botão direito do mouse em ServicesPipeTimeout e clique em Modificar;
  • Clique em Decimal, digite 180000 e clique em OK para Salvar;
  • Reinicie o seu computador.

print da tela do editor de registros do windows, onde o diretorio HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control; está aberto e o valor ServicesPipeTimeout foi criado e o seu valor modificado para 180000 em decimal

Assim, você está dando ao serviço mais tempo para iniciar.

Qualquer dúvida é só falar! Aguardo o seu retorno!

Oi Danielle, desculpe a demora, tive alguns problemas particulares e fiquei ausente.

Não deu certo, eu refiz os processos e segui o passo a passo desse fórum aqui também : https://stackoverflow.com/questions/26970454/mysql-configuration-stops-at-starting-server

Agora estou com os erros abaixo, você saberia me dizer o que pode ser?

Obrigado!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

O que você pode tentar realizar Lucas, é voltar para a etapa de accounts and rules e reinserir as informações de usuário.

Tente evitar caracteres especiais como \ > ~ no nome de usuário e senha.

Aguardo o seu retorno!

Oi Danielle,

Eu tentei mais algumas vezes, mas não deu certo... Literalmente coloquei meu nome em um bloco de notas e colei como senha e continua dando erro.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Nesse intervalo eu tentei também tentei instalar o Microsoft SQL Server 2019, mas também está dando um erro, estou tendo esse erro que já descrevi no fórum no passado:

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-problema-instalacao-sql-server-2019-servico-de-mecanismo-de-banco-de-dados-231807

Você teria alguma sugestão? Oque será que é mais fácil de resolver?

Obrigado!

Então Lucas, como você já tentou instalar o MySQL repetidas vezes, pode ter restado algum resquício das tentativas passadas e que agora esteja atrapalhando.

Peço que verifique o seu ambiente e cheque se realmente há esses resquícios:

  • Se o serviço foi criado
  • Se há ferramentas instaladas
  • Se em arquivos e programas a pasta do MySQL foi criada.

Se sim, peço que as remova do seu ambiente.


Em seguida, peço que tente seguir esse passo a passo que a instrutora Maria Gabriela Oliva fez nesse tópico aqui: https://cursos.alura.com.br/forum/topico-o-meu-nao-esta-igual-ao-mostrado-no-video-podem-me-ajudar-236947

No fim, eu vou fazer um passo a passo da instalação com vocês, com a versão mais recente mysql-installer-community-8.0.30.0

Precisamos fazer o download da versão community, pois vem todas as ferramentas que precisamos para o curso.

Bom, vamos lá.

1 - A configuração que usamos é a Developer, onde é instalado tudo, desde o servidor.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 - Ao prosseguir, ele vai mostrar alguns produtos que não foram instalados e diz para instalar manualmente, mas de toda forma, pode prosseguir com a instalação. E ao prosseguir, vai mostrar uma mensagem "ó, tá faltando isso aqui, tem certeza que quer continuar?" Sim, vamos continuar a instalação. Dependendo, vai mostrar várias coisas para instalar e vai ter um botão execute, pode clicar nesse botão e depois de instalado tudo, pode prosseguir.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 - Ao passar para a próxima janela, vai ser mostrado todos os produtos que serão instalados naquele momento. Se algo não tiver sendo mostrado, é porque aquele produto já está instalado em seu computador. Vamos executar para instalar os produtos. Se algum deles mostrar falhas, você pode clicar pra instalar de novo, que a instalação é feita.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

4 - Pronto, depois de instalado, na próxima tela vai mostrar algumas coisas que precisamos configurar: o servidor MySQL, o Router que é usado para gerenciar as instâncias criadas do MySQL e os bancos de dados de exemplos do MySQL.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

5 - Na próxima tela, é a configuração do servidor. Já vem uma configuração padrão, então não vamos mexer, vamos deixar padrão.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

6 - Na próxima página, é perguntado qual método de autenticação você quer usar, vamos deixar padrão também.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

7 - Vamos prosseguir, nessa página, pede pra você criar uma senha para acessar o banco de dados. Você pode por a senha que quiser, desde que lembre dela.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

8 - Então, na janela seguinte são configurações do Windows, como nome da instância e onde o servidor vai rodar se é com o usuário padrão do sistema ou algum usuário novo que será configurado. Vamos deixar padrão também e na próxima tela vamos aplicar as configurações.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

9 - A maior parte já foi feita, configuramos o servidor e agora vamos configurar o Router. Podemos prosseguir e deixar como padrão também."

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

"10 - Ao finalizar, vamos tentar conectar com o servidor para verificar se está tudo certo. Digite a senha que colocou lá no início da instalação e clique em check. Se a tela ficar assim, está tudo certo e então podemos prosseguir e aplicar as configurações.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Agora temos tudo instalado e configurado, podemos começar a usar o MySQL.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade