3
respostas

Erro do console no Pycharm

Boa noite! Ao tentar o comando "from teste import cria_conta", surge o seguinte erro.

Traceback (most recent call last):
  File "<input>", line 1, in <module>
  File "C:\Program Files\JetBrains\PyCharm Community Edition 2019.3.4\plugins\python-ce\helpers\pydev\_pydev_bundle\pydev_import_hook.py", line 21, in do_import
    module = self._system_import(name, *args, **kwargs)
ModuleNotFoundError: No module named 'teste'

Como posso solucionar? Obrigado!

3 respostas

Oi Allan, bom dia. Tudo bem?

Observe se o nome do arquivo no Pycharm é teste.py, pois no caso deste erro ele não está encontrando este arquivo.

Exemplo de como seria: console python

Lembre-se também de recarregar o Python Console, basta clicar no ícone verde de reload a esquerda do Python Console: console python

Qualquer dúvida é só falar. Abraços e bons estudos!

Oi Nádia.

Estou com o mesmo problema do Allan. No entanto, meu arquivo é sim um arquivo com extensão py . Eu percebi que meu diretório era diferente do diretório onde estava o Python Console então modifiquei o cwd. Mesmo assim continua aparecendo o mesmo problema e não consigo importar a função cria_conta.

Oi Rafael, tudo bem?

Este problema está acontecendo por que o Pycharm não está encontrando este arquivo teste.py. Tente criar um novo projeto na pasta Pycharm Projects que é a raiz de projetos do PyCharm e após isso, crie um arquivo chamado: teste.py e cole a função lá. Após isso, tente novamente usar o terminal do PyCharm:

from teste import cria_conta

Verifique também se o seu Python Console está configurado da maneira correta:

Clique em File -> Settings. Deverá abrir esta tela:

Capturar

Clique em Build. Execution, Deployment -> Console :

Capturar

Expanda a aba console e clique em Python Console. Deverá aparecer o seguinte:

Capturar

Certifique se em seu sistema está selecionado algum Python em Python Interpreter e cole o seguinte script em starting script:

import sys; print('Python %s on %s' % (sys.version, sys.platform))
sys.path.extend([WORKING_DIR_AND_PYTHON_PATHS])

Após isso, clique em Apply e tente utilizar executar novamente pelo Python Console.

Só pra não perder tempo você pode iniciar o terminal do windows na mesma pasta do projeto, e então executar o comando python, a partir daí você vai ter o console do python e vai poder ir acompanhando o que é feito na aula.

Você pode ir fazendo isso para não ficar parado no curso enquanto a gente busca uma solução para o problema do PyCharm.