Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Erro de Iteração

Na planilha: "Funcao_Eerros", quando escrevo a fórmula: =SE(E6=“”;””;SEERRO(PROCV(E6;CURSOS;2;0);”NÃO CONSTA”)) , meu excel não apresenta o vazio nas células vazias. A fórmula está correta porém está apresentando o resultado errado. Já tentei aumentar as iterações do excel, porém sem sucesso. Como solucionar?

9 respostas

Flavio,

Esta sendo apresentado apenas "NÃO CONSTA" para todas as linhas?

Sim, está apresentando apenas NÃO CONSTA. Ele não está apresentando o vazio nas células vazias.

Saberia como fazer aparecer o vazio?

Certo,

1. Vá para a planilha "Apoio".
  2. Na planilha "Apoio" selecione B4:C10, dessa forma teremos todos os cursos e valores selecionados.
  3. Após selecionar tudo, note que ao lado da barra de formulas, no lado superior esquerdo estará apresentando o valor B4, click nesse valor.
  4. Após clicar você deve inserir o valor, "cursos" e então apertar Enter.

Pronto agora você criou uma Variável no excel que pode ser referenciada como tabela.

Agora vamos reproduzir os mesmos passos para professores.

1. Vá para a planilha "Apoio".
  2. Na planilha "Apoio" selecione F4:G8, dessa forma teremos todos os ids e professores selecionados.
  3. Após selecionar tudo, note que ao lado da barra de formulas, no lado superior esquerdo estará apresentando o valor F4, click nesse valor.
  4. Após clicar você deve inserir o valor, "professores" e então apertar Enter.

Agora basta atualizar a referencia utilizada no PROCV.

=SE(E6=“”;””;SEERRO(PROCV(E6;professores;2;0);”NÃO CONSTA”))

Continuou mostrando "NÃO CONSTA" nas células vazias. O erro não está na construção da fórmula. Nesse caso em específico, meu excel não está reconhecendo a primeira fórmula (a função SE). Ele está pegando apenas do SEERRO para frente. Outras vezes, com uma fórmula que envolve mais de duas funções, ele apresentou esse mesmo erro (ignorar parte da fórmula) ou de referência circular. E essa é minha dúvida: como fazer meu excel reconhecer fórmulas com mais de uma função de maneira correta.

Flavio,

você consegue compartilhar seu arquivo no github para eu dar uma olhada.

Esta caindo no SEERRO, pois a validação do SE esta retornando FALSO.

solução!

Flavio,

Vaja a formula abaixo na coluna F, verifica se o valor da célula F18 é igual a "", nesse caso não, pois a célula possui a própria formula nela, logo então a função SEERRO será executada.

=SE(F18="";"";SEERRO(PROCV(E18;professores;2;0);"NÃO CONSTA"))

Aqui você poderia mudar para: =SE(E18="";"";SEERRO(PROCV(E18;professores;2;0);"NÃO CONSTA"))

Muito obrigado. Realmente era um erro na minha fórmula. Agradeço a atenção.