Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
11
respostas

Erro ao conectar com o banco de dados MySQL - exigindo conector

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadePra mim não aparece a opção de conectar ao banco, mesmo eu tendo instalado todos os conectores.

11 respostas
solução!

Olá, Muller!

Tudo bem?

Testamos aqui e aparentemente a versão que está funcionando com segurança do conector é a 8.0.28. Pra ela funcionar é importante que você desinstale a versão atual e reinicie a máquina. Após isso, faça o download dessa versão indicada, 8.0.28, instale e reinicie a máquina novamente.

Após esses passos deve funcionar. Consegue fazer esses testes e me confirmar se funcionou?

Abraços!

Muito obrigado pelo suporte Daniel, funcionou! Eu já estava maluco tentando resolver, procurei em vários fóruns, reinstalei várias vezes. Tentei outras versões mais recentes e nada.

Olá, fiz essa recomendação e não funcionou. a versão 8.0.28. Continua dando o mesmo erro Antes de chegar nessa parte o instalador pede pra que seja atualizado os conectores. Se nao for ele nao permite passar da parte de seleção do modelo de instalação. Quando permitimos a atualização aparece o server 8.0.28 porem o workbench 8.0.33. Seguindo dessa forma quando chego no powerbi da o erro de conector.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá, Wallace!

Tudo bem?

Nós estamos fazendo o download do conector diretamente pelo Power BI. Quando você tenta fazer a conexão em um banco MYSQL ele dá a imagem de erro e um link escrito "Saiba mais", como a imagem que o Muller compartilhou.

Clicando nesse link ele te direciona para a página de downloads dos conectores. Por lá você baixa e instala o conector.

Você tentou seguir esse caminho?

Abraços!

Não consegui usando o Connector/Net, mas fiz pelo ODBC. Deu certo.

Baixe o ODBC versão MSI, 32 ou 64 bits, lembrando que tem que ser igual do seu Power BI.

https://dev.mysql.com/downloads/connector/odbc/

Feito isso vá até a barra de pesquisa do Windows e pesquise Fonte de Dados ODBC (32 ou 64bits) > Adicionar > MySQL ODBC 8.0 Unicode Driver

Data Source Name: Coloque o nome que quiser para ligação desse ODBC TCP/Ip Server: Olhar qual IP que seu banco de dados está, na tela principal; User: root Password: Sua Senha Database: Seleciona o banco de dados que você criou.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeDê um Test, se der concluído só ir até o Power BI, em vez de selecionar banco de dados my sql, selecione ODBC > DNS > Nome que voce colocou no Data Source Name lá na ligação da Fonte de Dados ODBC e ser feliz.

Tentei seguir esses passos mas aparece um erro "Não é possível estabelecer conexão" ):

Pessoal, outro conector que testamos é o 8.0.16.

Conseguem testar e ver se funciona?

Lembrando que é importante desinstalar a versão que vocês já testaram; reiniciem a máquina pra efetivar essa desinstalação. Após isso façam o download pelo próprio Power BI, instalem e reiniciem a máquina novamente.

Podem me dizer se deu certo?

Abraços!

Oi, pessoal!

O meu está dando esse erro é este:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Estou com problema de conectar o Mysql no power BI Ja instalei varias versoes e sempre da o mesmo erro, ja baixei o conector e mesmo assim continua dando erro. Estou utilzando a versao 8.0.28 !Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Fala galera

O meu estava dando erro de conexão com o host e não estava reconhecendo o banco de dados, eu fiz o seguinte, entrei no MySQL Workbench , fui na database criada e exportei ela como arquivo JSON , depois carreguei como arquivo de texto e JSON no powerbi.

Abri um novo tópico.