Olá,
como não consegui instalar o MySQL, tentei continuar o curso baixando o arquivo da aula anterior, porém, mesmo seguindo os passos, ele acusa que não foi possível localizar um banco de dados
O que posso fazer para poder continuar?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá,
como não consegui instalar o MySQL, tentei continuar o curso baixando o arquivo da aula anterior, porém, mesmo seguindo os passos, ele acusa que não foi possível localizar um banco de dados
O que posso fazer para poder continuar?
Olá, Luciana! Como vai?
A mensagem de erro sugere que o Power BI não consegue encontrar o driver MySQL necessário para se conectar ao banco de dados. Precisamos garantir que o driver MySQL está instalado corretamente em seu sistema.
1º) O primeiro passo para resolver esse problema é desinstalar todos os componentes relacionados ao MySQL que possam estar presentes em seu computador, para que você possa fazer a instalação do MySQL corretamente. Ao final, deixarei linkada uma resposta que deixei para você falando sobre o passo a passo desse processo.
2º) Depois disso, você vai precisar instalar o Connector/NET, ele permite que o Power BI se conecte diretamente a bancos de dados MySQL. Para isso, você pode clicar no link https://dev.mysql.com/downloads/connector/net/, selecionar o seu sistema operacional (Eu, por exemplo, estou usando o Microsoft Windows), clicar em download, e depois clicar em “No thanks, just start my download”.
3º) Em seus downloads, clique duas vezes no instalador do Connector/NET. Em seguida, uma nova janela será aberta perguntando se você permite que alterações sejam feitas pela ferramenta. Clique em “Sim”.
4º) O próximo passo é verificar a porta do MySQL, geralmente a porta é 3306.
5º) Abra o seu projeto no Power BI, clique em Obter dados, selecione a opção “Mais”, clique na opção Banco de dados MySQL, e clique no botão “Conectar”.
6º) Após clicar no botão “Conectar”, vai aparecer uma janela de diálogo. Você precisará digitar o nome do servidor, no meu caso usei localhost:3306; provavelmente você também irá usar localhost:3306. Você também precisará digitar o nome do seu banco de dados. Após digitar o nome do servidor e o nome do banco de dados, basta clicar no botão “OK”.
7º) Após clicar no botão “OK”, vai abrir uma janela. Por meio dessa janela, você poderá selecionar a tabela que deseja usar no Power BI. Depois disso, é só clicar em “Transformar Dados” ou em “Carregar”.
Clique aqui para ver a resposta sobre o passo a passo para instalar corretamente o MySQL
Caso você continue com dificuldades, você pode usar o arquivo CSV, como sugerido no início da seção Preparando o ambiente: criação do banco de dados no MySQL do curso "Power BI Desktop: tratamento de dados no Power Query", caso você esteja usando os dados disponibilizados nesse curso.
Espero ter ajudado! Sucesso nos estudos!
Abraço! :)