Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Erro a importar o arquivo sql2.sql

Olá, bom dia! Estou tentando importar o arquivo sql2.sql, mas fica aparecendo o seguinte erro:

ERRO: Failed to open file 'C:\Janaina\Desktop\sql2.sql', error: 2

O comando que usei foi:

source C:\Janaina\Desktop\sql2.sql
6 respostas

Janaina, bom dia.

O comando deve ser executado chamando o mysql. Utiliza o seguinte comando no seu terminal:

mysql -uroot -p sql2 < C:\Users\TI\Downloads\sql2.sql

lembre de alterar o caminho para o local do seu arquivo, a senha, caso utilize e verificar, caso seja Windows, se o path para o mysql foi criado(caso apareça a mensagem mysql não é reconhecido como um comando interno ou externo,). Caso não, avise que envio o passo a passo.

Apenas complementando de forma genérica:

mysql -u seuUsuario -p seuBanco < arquivoSQL

-u: Informa que o próximo argumento é o usuário do banco.

seuUsuario: O nome do usuário do banco de dados. Se você fez a instalação/configuração padrão e não mudou nada, será root.

-p: Fará com que a senha seja solicitada para autenticar o usuário e garantir que pode fazer essa importação no banco. É a senha que você definiu durante a instalação/configuração da instância do MySQL. Se nem mexeu será sem senha, bastando dar um Enter quando pedir a senha.

seuBanco: O nome do banco (schema) no qual o arquivo deve ser importado, é obrigatório informar, pois podem ter vários schemas rodando em uma única instância do MySQL.

<: atribuição de onde importar o arquivo.

arquivoSQL: aqui para facilitar, navegue pela linha de comando até o diretório onde o arquivo se encontra (usando o cd), ai fica mais fácil, pois você só precisa indicar o nome dele, sql2.sql no seu caso.

Abraço.

Então esses comandos eu tentei executar na linha de comando do MySQL, por que aparece a mensagem de que não reconhece o comando no prompt de comando do windows. Configurei a variável PATH mas mesmo assim não está reconhecendo o comando. Tenho o JDK instalado na minha maquina e a variável PATH dele já estava configurada, quando instalei o MySQL na instalação a variável PATH já foi meio que configurada, mas como já tava antes o endereço do JDK, logo em seguida ele colocou o do MySQL, acredito que deva ser por isso que ele não está reconhecendo ainda. Posso ter, por exemplo duas variáveis PATH no sistema, uma do JDK e outra do MySQL?

Esse é o valor da variável PATH do meu sistema:

C:\ProgramData\Oracle\Java\javapath;%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;%SYSTEMROOT%\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;C:\Program Files\MySQL\MySQL Utilities 5.7\bin

Com o caminho do JDK e logo em seguida o do MySQL.

solução!

Olá,

Então, variável Path é uma só. Não pode ter mais que uma. Essa variável aceita vários valores separados por ponto-e-vírgula, então não é problema com o JDK, o Java nem tem influencia alguma no MySQL nesse sentido.

O caminho do MySQL está certo? Bate com o que a Path está apontando? Confesso que parece meio estranho, pois o caminho de MySQL em geral é assim:

C:\Program Files\MySQL\MySQL Server 5.7\bin

O seu tem um MySQL Utilities ai no meio. Sugiro verificar isso que eu falei, confira na pasta de instalação o caminho correto do MySQL, quando não reconhece o comando na linha de comando é problema de configuração mesmo.

No meu caso, eu configurei manualmente a Path para o mysql utilizando apenas o caminho da pasta onde encontrao mysql.exe. Estou utilizando o wamp pois estou programando em PHP. Tenta reconfigurar apenas a variável com o path do mysql. Sistema>Avançado>Variáveis de Ambiente...>Novo..(Variável do Sistema) . O caminho do meu pc é o C:\wamp64\bin\mysql\mysql5.7.14\bin.

.

Consegui apontar o MySQL, arrumei o caminho, tirei o utilities e coloquei server e foi. Obrigada pela ajuda

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software