Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Olá. Não sei onde estou errando. Coloquei n como 30, mas não da certo. Se eu testo com 12 diz que número é menor o pensado. e eu testo com 13 diz que é maior que o pensado. Alguém pode me dizer onde errei?

<meta charset="UTF-8">
<script>

    function pulaLinha() {

        document.write("<br>");
    }

    function mostra(frase) {

        document.write(frase);
        pulaLinha();
    }

    function sorteia (n) {
        return Math.round(Math.random () * n);
    }


    var numeroPensado = sorteia (30);

    var chute = parseInt(prompt("Já pensei. Qual você acha que é?"));

    if(chute == numeroPensado) {

        mostra("Uau! Você acertou, pois eu pensei no " + numeroPensado);
    } else {
        if (chute > numeroPensado){
            mostra (" Você errou! Seu chute é maior que o número pensado");
        } else{
            mostra ("Você errou! Seu chute é menor que o número pensado.")
        }

    }
</script>
2 respostas

Acho que na verdade eu não entendi direito o Math.Random(). O número certo não vai ser sempre o 30, e sim cada e um número aleatório entre 0 e 30. Seria isso?

solução!

Olá Thais tudo bem ?

Eu acabei de testar seu código e depois de algumas tentaivas consegui acertar o número pensado .

Imgur

Então vamos lá , o número pensado é um número aleatório de 0 à 30 , então quando você faz algumas tentativas ele vai cair nas condições :

if(chute == numeroPensado) {

        mostra("Uau! Você acertou, pois eu pensei no " + numeroPensado);
    } else {
        if (chute > numeroPensado){
            mostra (" Você errou! Seu chute é maior que o número pensado");
        } else{
            mostra ("Você errou! Seu chute é menor que o número pensado.")
        }

Repare que nessa condicional ele vai pegar um número aleatório de 0 à 30 , e conforme você for fazendo os chutes , ele vai apresentar a mensagem que: Você errou! Seu chute é maior que o número pensado ou Você errou! Seu chute é menor que o número pensado

Então pensando dessa maneira o ideal é você ir fazendo os testes de acordo com a mensagem por exemplo , se eu colocar o número 5 e aparecer a mensagem dizendo que o número pensado é menor que 5 , ai na próxima tentativa você coloca o número 4 e assim por diante mas lembre-se que a cada tentaiva ele pode mudar o número pensado até por que ele sempre vai pegar um número aleatório de acordo com o recarregamento da sua página .

Então sabemos que ele sempre vai pegar um número aleatório e vai de você fazer as tenativas até acertar o número pensado.

Referente a função Math.Random() ele retorna um ponto flutuante, número pseudo-aleatório no intervalo [0, 1), isto é, de 0 (inclusive) até 1, mas não incluindo 1 (exclusive) e que você pode, em seguida, dimensionar para o intervalo desejado, em outras palavras, a função retornará um número entre 0 e 1 (podendo incluir o 0 mas não o 1) e assim por diante.

Espero ter ajudado , e lembre-se qualquer dúvida sinta-se a vontade de compartilhar aqui no fórum ficaremos muito felizes em poder te ajudar . =)

Abraços e bons estudos =)