Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Era pra eu saber a resposta disso?

Eu queria saber como voces esperam que saibamos a resposta disso tendo em vista que so nos ensinaram ate entao como declarar uma Chave Estrangeira no momento da criação da tabela e não como faze-lo após da tabela ja criada adicionando uma coluna posteriomente. A organização dos materiais de ensino em uma ordem que faça sentido cobrar algo do aluno somente apos ensinar o mesmo é de extrema importancia.

3 respostas

Olá, Lucas! Como vai?

Muito obrigado por compartilhar sua percepção!

Esse tipo de feedback é fundamental para que possamos melhorar continuamente a experiência de aprendizagem, você está absolutamente certo ao destacar a importância de uma sequência didática coerente.

Gostaria de reforçar que você consegue acessar o conteúdo de alteração de uma tabela após a sua criação, acesse a atividade Alterando e excluindo tabelas. E assim, podemos inferir a resposta correta do exercício.

A imagem exibe exemplos de código SQL para atualizar e criar chaves estrangeiras em tabelas de produtos e fornecedores, com seções destacadas para maior clareza.

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Entao deixa eu ver se entendi, só de eu colocar 'REFERENCES' o SQL entende que eu quero tornar o 'fk_fornecedor' uma chave estrangeira? Sem ser necessario o uso da declaração 'FOREIGN KEY'?

solução!

Boa tarde, Lucas! Tudo bem?

Exatamente, o código a seguir:

ALTER TABLE produtos 
ADD COLUMN fk_fornecedor INTEGER 
REFERENCES tabelafornecedores(id);
  • Cria uma nova coluna chamada fk_fornecedor do tipo INTEGER na tabela produtos
  • Define essa coluna como uma chave estrangeira que referencia a coluna id da tabela tabelafornecedores

A nova coluna fk_fornecedor serve como uma chave estrangeira, porque cria um vínculo com a tabela tabelafornecedores através da coluna id. Então sim, só de usarmos REFERENCES nesse caso, o SQL entende que a coluna será uma chave estrangeira (sem precisar declarar FOREIGN KEY explicitamente).

Espero ter ajudado!