1
resposta

Entregas

  • Se na hora do planejamento da sprint perceber que levará muito mais tempo que o previsto para entrega? Que não vai encaixar nos 15 dias de sprint por exemplo a funcionalidade.

  • Sprint semanal: Como fazer se tiver eventuais atividades que precisam de por exemplo 2 dias de UX, 3 de DEV, 1 de testes, 1 de documentação e nesse caso acabar fugindo da sprint de uma semana?

  • Como funciona por exemplo se tenho uma etapa que relatórios estatísticos e se somente para documentar as regras de negócio eu levar o tempo total da Sprint (uma semana)?

1 resposta

Olá Karina,

1) existem duas estratégias que eu gosto de fazer quando acontece um caso excepcional de uma história que não cabe dentro da Sprint. A primeira é estudar se tem como quebrar a história em histórias menores, que individualmente agregam valor para o cliente e quando estiverem todas prontas acabam formando esta história maior. Se cair numa situação em que não tem como quebrar a história, ai uso a segunda estratégia que é deixar claro para o P.O. ou cliente que a Sprint toda será dedicada a desenvolver a história e que provavelmente ela ainda não ficará pronta no final da sprint. E ao final da sprint, por exemplo na Review se você estiver usando o Scrum, vocês tentarão aprovar com o cliente até onde foi possível desenvolver da história e no próximo planning se discute o que ficou faltando fazer para terminar a história.

2) Se começa a acontecer com frequência histórias que tem que seguir este fluxo que não cabe numa sprint de 1 semana, talvez valha a pena levar esta discussão para a retrospectiva com o time sobre o que eles farão sobre isso. Pode ser que pela discussão o time veja uma forma de reduzir o tempo gasto em cada uma destas fases que você comentou, mude este fluxo de trabalho para ser mais otimizado, decida aumentar a duração da sprint de 1 semana para 2 semanas, entre outras inúmeras possibilidades. De qualquer forma, nesta situação em particular considero como algo muito importante para o processo de melhoria contínua o time discutir e decidir o que vai fazer a respeito deste problema.

3) Na verdade a primeira coisa que eu veria nesta situação seria porque são necessários estes relatórios estatísticos e se tem como reduzir o tempo gasto com isto. Falando especificamente de relatórios estatísticos, geralmente existem formas de automatizar o processo para fazer esta documentação do que na mão. Ai o time poderia fazer um esforço em alguma sprint para justamente implementar esta automação. Mas se é outra situação que ocorre com frequência e está virando um problema para o time, pode-se levar esta discussão para a retrospectiva e ver se o time encontra alguma forma de resolver.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software