1
resposta

Então, não tem o passo a passo na prática para criar o icp. Ficou sem contexto.

Não sei como o instrutor chegou aos critérios da aula, não está explicado na aula. Me parece que só chutou o que acha olhando os dados sem cruza-los. Pode explicar o passo a passo de forma completa para que eu possa entender?

1 resposta

Olá!

O ICP nada mais é do que o tipo de cliente que mais se beneficia do seu produto ou serviço. Ou seja, é aquele cliente que tem mais chance de fechar negócio e ficar satisfeito. E a ideia aqui é descobrir esse perfil com base em dados reais.

  • Olhe com calma os dados da planilha

Na atividade, você tem uma planilha com várias informações: localização dos clientes, segmento da empresa, cargo dos decisores, histórico de vendas… tudo isso é ouro. Dá pra usar esses dados pra identificar padrões: quem costuma comprar mais, quais segmentos trazem melhores resultados, etc.

  • Vá montando os critérios do ICP

Alguns pontos importantes pra observar:

  • Dores do setor: Quais problemas os seus clientes estavam tentando resolver quando compraram de você? Dá pra perceber isso vendo os feedbacks, as conversas de venda, ou até os motivos que levaram à compra.
  • Resultados alcançados: Depois de usar seu produto, o que os clientes conseguiram? Aumentaram a produtividade? Reduziram custos? Melhoria em algum processo?
  • Casos de sucesso: Você já teve bons resultados com clientes parecidos? Tem depoimentos, números, estudos de caso? Isso ajuda a validar o perfil ideal.
  • Facilidade de identificar: O perfil que você está mapeando é fácil de reconhecer? Tem algo em comum nos cargos das pessoas que decidem a compra ou no tipo de empresa?
  • Diferencial da sua solução: O que faz os clientes escolherem você e não outro? Pode ser algo técnico, o atendimento, ou até o modelo de negócio.
  • Preencha o quadro do ICP

Depois de refletir sobre os pontos acima, você vai conseguir montar seu quadro com mais clareza. Ele vai te mostrar quem é seu cliente ideal e vai facilitar muito na hora de prospectar ou fazer campanhas mais direcionadas.