Como podemos aprender nas aulas, as possibilidades de inovação social são inúmeras, contudo adoção de um ecossistema de inovação deve fazer parte de qualquer projeto dessa natureza, não só para o engajamento de parceitos que viabilizem o negócio, como para aumentar o alcance e benefícios esperados do público alvo. Um exemplo de inovação social em negócios é o empreendedorismo social percebido em organizações como a TOMS Shoes e a Warby Parker, que adotaram o modelo “compre um – doe um”, no qual, para cada produto vendido, elas doam um produto semelhante a pessoas necessitadas. Essa abordagem de inovação incremental combina lucratividade com impacto social, abordando questões como o acesso a calçados e óculos para populações carentes. Não é difícil imaginar os impactos do ambiente institucional, tais como a resistência inicial de fornecedores, uma vez que a cada produto vendido outro deveria ser doado, situação que requer o engajamento de parceiros que forneçam insumos a baixo ou nenhum custo, sob pena de inviabilizar a continuidade do projeto.