Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

EarlyStopping passa por apenas 1 epoch

Realizei o comando Early Stopping de callback descrito no vídeo e ao fazer o treinamento o modelo passou apenas uma vez pelos inputs e parou. A quantidade de epochs está em 5 assim como sugerido no curso... Pelo entendimento adquirido com os vídeos, entendi que com essa função o modelo deveria passar pelo menos 2 vezes pelos dados fornecidos e ser capaz de analisar um possível travamento no parâmetro fornecido (nesse caso o val_loss), porém, já na primeira passagem ele já está parando.

duvida_encontrada

1 resposta
solução!

Olá, Matheus! Tudo bem com você?

Primeiramente gostaria de pedir desculpas pela demora em te retornar.

Você está correto na afirmação sobre o EarlyStopping. Conforme afirma a documentação o EarlyStopping "...verificará no final de cada época se a perda não está mais diminuindo", então mesmo que o argumentopatience desse método seja 0, é necessário pelo menos duas epochs para detectar se ocorreu uma piora no val_loss (como é definido no curso e está na imagem enviada por você).

Realizei alguns testes com o código desenvolvido em aula e obtive o mesmo resultado que a instrutora, então fiz algumas pesquisas e encontrei essa issue (em inglês) no GitHub de um problema do mesmo caráter que o seu, porém como praticamente não teve interações nesse tópico o mesmo foi fechado sem uma solução concreta, o que me leva a acreditar que se tratou de um pequeno problema da linguagem que foi consertado rapidamente.

Sugiro então realizar a atualização do tensorflow para a sua versão mais recente com o seguinte comando:

!pip install -U tensorflow

Você executa esse comando em alguma célula do seu notebook.

Após isso realize o reset do seu kernel do Colab e execute novamente o código inteiro, da seguinte forma:

Barra superior de opções do ambiente do Google Colab com um retângulo de contorno vermelho sem preenchimento que enfatiza a opção "Ambiente de execução" e uma seta vermelha aponta para a opção "Reiniciar e executar tudo".

Tente realizar esses passos e verifique se soluciona seu problema. Se mesmo assim não funcionar você pode está retornando por esse tópico mesmo.

Deixo esse artigo (em inglês) como recomendação para leitura complementar que explica um pouco mais sobre o EarlyStopping.

Espero ter ajudado, mas se ainda persistir alguma dúvida estou sempre à disposição.

:)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software