Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

É oportuno code review e pair programming em equipes pequenas e diversificadas?

Em uma equipe pequena, até que ponto é oportuno fazer code review e pair programming?

Lidero uma equipe composta por mim e mais três pessoas. O projeto é um design system.

Há demandas de design visual, programação (componentes front-end), documentação para os usuários do design system, e a parte de automação de nossa infraestrutura, para publicação da documentação e deploy da biblioteca de componentes.

São atividades muito diversas, e há uma certa especialização no time: um líder técnico com background forte de desenvolvedor; um dev mais especializado na infraestrutura e automação, um dev mais especializado nos componentes da biblioteca, e um designer.

Seria possível e vantajoso, nesse cenário, adotar essas técnicas? De que forma essas (ou outras técnicas) poderiam ser implementadas nessa equipe?

Sei que não vai haver uma resposta "certa" e "definitiva" em relação a isso, mas seria interessante ouvir as impressões e opiniões de outras pessoas.

4 respostas
solução!

Oii, Gustavo. Tudo bem?

O code review e o pair programming podem ser extremamente benéficos, mesmo em times especializados. O code review, por exemplo, garante a troca de conhecimento entre os membros. Já o pair programming pode ser aplicado de forma mais pontual, talvez entre membros que precisam trabalhar em tarefas interdependentes ou em áreas onde a troca de conhecimentos pode otimizar o fluxo do projeto.

A flexibilidade dessas práticas deixa que você as adapte conforme as demandas da equipe. Vale a pena experimentar em ciclos curtos pra avaliar os ganhos.

Um abraço.

Penso que você trouxe o ponto chave ao final: a possibilidade de experimentar em ciclos curtos e avaliar os ganhos.

É muito difícil avaliar "a priori", teoricamente, sem ter feito alguma tentativa. Na dúvida, posso buscar uma forma de viabilizar um "piloto" com duração definida, propor para o time e avaliar depois

Obrigado pela atenção!

Olá Gustavo, tudo bem?

Particularmente, não gosto muito da prática de code review em equipes pequenas, pois acaba ocupando um tempo considerável de um membro do time que poderia ser melhor utilizado, e tivemos poucos resultados efetivos com essa prática. Ou seja, a quantidade de refatoração gerada a partir de code review não compensou muito.

Por outro lado, o pair programming acredito que funciona bem, pois cria códigos com mais qualidade e promove um compartilhamento natural de conhecimento, boas práticas e sobre os projetos. Dessa forma, quando colocamos os incrementos em produção, acontece que mais pessoas têm familiaridade com pontos específicos da solução.

Espero que possa ter ajudado.

Legal, Rafael!

Grato por compartilhar um pouco de sua experiência.

O que tenho visto é que, muitas vezes, a tendência é deixar cada um codificar separadamente, pela sensação de que assim as coisas vão ser entregues mais rapidamente. Vejo, na realidade da minha equipe, que teríamos que nos forçar, em algum momento, a adotar essas práticas e ter uma forma de avaliar os resultados depois.

A dificuldade é essa: cultura e disciplina.