Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Duvidas sobre a estrutura de dados do Bash

Olá! Tenho feito os exercicios e gostaria de tirar uma duvida a respeito de duas estruturas que realizam a mesma função.

Exemplo 1:

GNU nano 7.2 getrichquick.sh * #!/bin/bash

read -p "Hi there! Tell me your name: " name

name=$name

read -p "Well, now tell me age: " age

age=$age

echo "Hello, $name. You are $age years old."

Exemplo 2:

Echo "Hi there! Tell me your name: "

read name

echo "Well, now tell me age: "

read age

Valeu!

1 resposta
solução!

Olá, Bruno!

Vamos lá, vou te ajudar a entender as diferenças entre os dois exemplos que você apresentou.

Exemplo 1:

#!/bin/bash

read -p "Hi there! Tell me your name: " name

name=$name

read -p "Well, now tell me age: " age

age=$age

Exemplo 2:

echo "Hi there! Tell me your name: "

read name

echo "Well, now tell me age: "

read age 

Diferenças e Semelhanças:

1. Uso do read -p:

• No Exemplo 1, você está usando read -p que permite exibir uma mensagem de prompt diretamente na linha de comando, o que torna o script mais interativo e amigável.
    • No Exemplo 2, você está usando echo para exibir a mensagem e read separadamente para capturar a entrada do usuário. Funciona da mesma forma, mas é um pouco mais verboso.
  2. Atribuição Redundante:

• No Exemplo 1, você está atribuindo o valor de name a name novamente (name=$name). Essa linha é redundante e desnecessária, já que a variável name já contém o valor inserido pelo usuário.
    • O mesmo acontece para a variável age.
  3. Estilo e Clareza:

• O Exemplo 1 pode parecer um pouco mais limpo e direto, especialmente para quem está acostumado com o uso de read -p.
    • O Exemplo 2 é mais explícito em termos de operações separadas, o que pode ser mais fácil de entender para iniciantes.

Qual usar?

Ambos os exemplos são funcionais e produzem o mesmo resultado. A escolha entre um e outro depende mais do seu estilo pessoal e da clareza que você deseja no seu script. Se você quer um código mais conciso, o Exemplo 1 é uma boa escolha. Se prefere um código mais detalhado e explícito, o Exemplo 2 pode ser mais adequado.

Espero ter ajudado e bons estudos!