Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvidas de carreira

Olá pessoal,

Gostaria de receber opiniões sobre o seguimento da minha carreira e vejo aqui o local ideal para esta dúvida. Tenho 26 anos, sou formado em Logística e estou no 5º semestre de Engenharia de Produção, possuo experiência de 7 anos em multinacional e onde pude trabalhar com análise de dados e projetos, atualmente estou em cargo de coordenação de projetos em uma empresa de grande porte e embora ligado a controladoria e gestão de dados, não possuo muita atuação na área de TI.

Programação e Tratamento de Dados são meu foco de carreira, e pretendo me tornar Data Science, conciliando meus conhecimentos aplicados e em estatística com cursos em programação, porém estou em dúvida sobre como devo seguir minha carreira, se busco uma oportunidade em TI, mudo de curso na graduação, ou continuo e busco um mestrado na área de Computação. Minha maior dúvida é com relação a carreira profissional, pois tenho receio quanto as possibilidades de atuar com tecnologias tendo uma graduação em Engenharia de Produção que não está diretamente ligada a Tecnologia.

Gostaria de opiniões para,

Grato desde já,

3 respostas

Olá Felipe, Sou da área de Ti trabalho com infraestrutura já fazem 8 anos, não sou da área de projetos sou da área técnica mas deixarei aqui minha opinião.

Bom se sua área de atuação for gerencia de projetos eu aconselho fortemente que faça cursos relacionados e até algumas certificações na área acabam sendo importantes e decisivas ITIL desde o foundation até os mais específicos, PMP, PMBOK, COBIT, ISO20000. A graduação não acredito que interfira muito no quesito projetos, pois meus gestores anteriores não tinham formação direta em TI, tinham graduação em Engenharia civil, Psicologia, Teologia, são alguns dos gestores com formação acadêmica diferenciada que pude conhecer. O diferencial deles era a especificação, muitos com certificações voltadas para área de TI e pós graduação voltada para projetos.

Contudo tudo depende de você e qual caminho quer seguir. Minha dica do fundo do coração é faça o que você gosta.

Espero ter ajudado, abçs .

solução!

Bom dia Felipe,

Como não conheço a área que você atua pode ser complicado tentar dar um conselho, mas vamos ver:

Se você já decidiu que quer caminhar para essa área de Data Science, acredito que você atuará bastante nas questões relacionados a extração de dados, manipulação e análise, e formação de visões com estes dados, tudo isso em favor de estratégia de negócio e melhor estruturação do fluxo de dados na parte da TI.

Ao meu ver, o que te beneficiaria em termos de conhecimento de TI para atuar com isso seria:

  1. Estrutura de Dados: conhecer as estruturas de dados mais famosas e algoritmos de busca, ordenação, etc me parecem uma boa.

  2. Conhecimento de Banco de Dados, tanto relacional (Oracle) quanto NoSQL (Cassandra, MongoDB). Muitas ferramentas do mercado que atuam com Data Mining ou Business Intelligence (QlikView) rodam em cima de bancos de dados, estar familiarizado com essas tecnologias é necessário.

  3. Conhecimento em mobile. Aqui não precisa necessariamente ser um desenvolvedor android, iOs, Cordova, etc. Você não precisa saber construir um app, mas ter conhecimento sobre essa linha de projeto e desenvolvimento, sobre as plataformas é uma boa, já que uma das grandes motivações do Data Science, é que com o crescente tamanho no volume de dados as tecnologias precisam evoluir para lidar com isso, novas técnicas para extrair e processar informação são necessárias, e o mundo mobile é um setor que consome cada vez mais informação, e gera muita informação também (redes sociais por exemplo), mas os aparelhos ainda não tem capacidade de receber grandes volumes de dados, nem de ler. Eis a necessidade de filtrar bem a informação e ter inteligência para definir o que é melhor disponibilizar para os clientes.

  4. Quanto à graduação, é difícil aconselhar sobre isso. Eu particularmente larguei uma graduação e fui para outra, e isso deu certo para mim. Cada caso é um caso. Talvez seu tempo (e dinheiro) seriam melhores aplicados em uma Pós relacionado ao tema (https://www.fiap.com.br/mba/mba-em-big-data/). Um conhecimento específico como esse pode te dar mais retorno do que terminar esta Graduação de Engenharia de Produção, sem contar que você finaliza esse MBA antes do que acabaria essa graduação também, tem que analisar bem certo, afinal só você saberá o que é melhor pra ti.

Espero ter contribuído com algo para você pensar. Abraços.

Olá Felipe!

Uma ideia seria você transferir para o curso de Engenharia de Computação, caso a sua universidade o ofereça. Como as engenharias costumam ter muitas matérias em comum nos primeiros semestres, você não "perderia" tanto tempo, pois não precisaria realizar as mesmas matérias (cálculos, físicas e afins) e faria as específicas do curso que deveriam ter sido cursadas até o semestre em que você está.

Sobre o curso em si: eu sou formado em engenharia de computação e recomendo muito para quem quer seguir a área de TI. O curso além de abranger as matérias bases da engenharia, tem muitas matérias relacionadas à computação, como programações e hardware. Eu achei muito bom ter sistemas digitais + práticas de sistemas digitais + arquitetura de computadores + arquitetura de computadores avançado. É um exemplo de grade que você não encontra em nenhum outro curso. Além disso, ele possui a matéria de Inteligência Artificial, que acaba dando uma introdução para a Data Science. E pode te mostrar novos caminhos, como programação para embarcados. E o legal é que mesmo você não saindo um especialista do curso, você aprende tudo que o Emerson citou: Estrutura de dados, banco de dados, mobile. Além de ter os extras de hardware, robótica e matérias de engenharia.

Finalizar com uma pós, mba ou mestrado seria a especialização necessária para trabalhar como data scientist.

Isso é apenas uma sugestão de caminho, você se formar em engenharia de produção não vai te impedir de trabalhar na área. Tenho vários colegas na área de TI que não fizeram graduação em nada correlacionado à computação.

Abraços.