Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

DÚVIDA_01_Modelagem de bancos: Entidade Associativa

Professor.

Minhas dúvidas são sobre:

1) as perguntas feitas para criaçao das cardinalidades

2) sobre a relação cardinalidades (1,n) X Entidade Associativa.

1) as perguntas feitas para criaçao das cardinalidades no vídeo estão corretas? Achei confusas.

2) a Entidade Associativa só existe no caso (1,n) para (1,n) ??

Vídeo: https://cursos.alura.com.br/course/modelagem-banco-relacional-entidade-relacionamento-atributo/task/73036

9 respostas

Olá Thiago, tudo bem?

Sim, Thiago estão corretas. Essas perguntas são utilizadas para facilitar no momento de definir a restrição de participação e a cardinalidade das entidades. Vou tentar se mais clara:

Restrição de participação

Existem dois tipos de restrição de participação:

  • Total: Onde uma entidade depende de outra para existir, ou seja, precisa ter um relacionamento com outra tabela.

  • Parcial: Onde uma entidade depende de outra para existir, ou seja, não tem um relacionamento com outra tabela.

Então no momento de definir a restrição de participação, definimos se uma tabela depende de outra para existir. Então o instrutor elaborou as perguntas a partir dessas informações. Como por exemplo:

  • O pedido ele pode EXISTIR sem o cliente?

OU

  • O cliente ele pode EXISTIR sem o pedido?

Com essas perguntas ele identificou a restrição de participação.

Cardinalidade

Já em relação a cardinalidade, seguimos essa mesma linha de raciocínio. Precisamos identificar o número de ocorrências em um relacionamento, ou seja, se é 1:1, 1:N, N:1 ou N:M. Então o instrutor também elaborou as perguntas a partir dessas informações. Como por exemplo:

  • Quantos pedidos um cliente pode fazer? Vários (N)

E

  • Quantos clientes um pedido pode ter? Um (1)

Com essas perguntas ele identificou a cardinalidade.

Por este motivo as perguntas parecem estar erradas, pois elas não tem relação com os verbos dos relacionamentos, pois essas perguntas, são de acordo com a restrição de participação e a cardinalidade


Já as entidades associativas, são criadas quando temos relações N:M, como neste exemplo da aula, ou quando precisamos realizar o relacionamento com uma terceira entidade.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Danielle.

Agradeço a explicação, mas, infelizmente, entende nada quand comparo com a aula. As perguntas não foram essas que você mencionou e também não foi essa cardinalidade usada na entidade associativa.

Vou tentar agendar alguma explicação online.

Certo Thiago, então você poderia informar quais as perguntas você esta se referindo? Assim, poderei entender e esclarecer melhor a sua dúvida.

Danielle.

Creio que por texto ficará inviavél meu entendimento, por não ser dinâmico. Quero dizer que o professor explicou a montagem de uma forma e você de outra (assim entendi e me confundi mais ainda).

Só sei que estou parado há uma semana no curso por causa da dúvida e das respostas.

Aguardando resposta sobre o questionamento 02 do tópico.

Só para entender melhor, Thiago, sua dúvida é sobre quando utilizamos a entidade associativa? Caso sim, a montagem que você fala, é sobre a forma como o instrutor respresentou a cardinalidade (1,n) para (1,n) e sobre a forma como representei na minha explicação N:M? caso não, me dê mais detalhes para que eu possa te ajudar melhor.

Oie, Dani.

Exatamente essa a minha dúvida:

A Entidade Associativa só existe nos casos (1,n) para (1,n) (que vc chama e N:M) ou ocorre em outro caso específico?

OBS: desculpe se fui confuso antes...rs

solução!

Sem problemas Thiago, eu que peço desculpas, acabei não me atentando a esse detalhe e utilizei uma forma que normalmente utilizo, mas que não foi apresentada pelo instrutor durante o curso e acabou deixando você mais confuso.

Como a Nádia explicou no outro tópico, essa forma que utilizei já é a forma mais simples de representar a cardinalidade. Mas, para criarmos uma entidade associativa, não levamos em consideração a restrição de participação, ou seja o lado esquerdo, levamos em consideração apenas a cardinalidade, por este motivo, utilizei a forma simples N:M, representando apenas a cardinalidade.

Mas, as entidades associativas, são criadas quando temos relações N:M ( (x,n) para (y,n) ), como no exemplo apresentado na aula pelo instrutor, na relação entre pedido e livro:

Relacionamento entre pedido e livro

A relação é N para M, então ele criou uma entidade associativa item pedido:

criando a entidade item pedido

Outra situação que criamos a entidade associativa, é quando precisamos realizar o relacionamento com uma terceira entidade, pois, não é permitido uma ligação de relacionamento para relacionamento, então criamos uma entidade associativa para que seja possível realizar a ligação com uma terceira tabela:

Relacionamento entre 3 entidades

Peço desculpas pela demora no retorno Thiago, estarei respondendo também às dúvidas dos seus outros tópicos, mas qualquer nova dúvida é só falar!

Dani.

Compreendi bem agora o entendimento sobre tal.

Muito obrigado pelas explicações detalhadas e paciência.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software