6
respostas

[Dúvida] Vm nunca puxa IP só localiza host

Todas vez que ligo o linux na VM (Vitual box) ele nunca puxa o IP, só vem o endereço do host (127.0.0.0), as configurações de rede da VM estão e o modo da placa é a brigde, alguém sabe o pq disso? Com esse endereço host eu não consigo fazer o acesso ssh e fica dificil continuar com curso assim.

6 respostas

Estando no modo brigde deveria pegar, tu tentou configurar manualmente dentro da maquina para a rede que tu precisa?

Olá Thiago!

Execute no terminal da VM o comando:

hostname -I

veja se ele vai mostrar o IP da máquina, caso não, provavelmente a VM não está pegando configurações de rede via DHCP (de maneira automática).

Vc tbm consegue ver todas as placas de redes ativas (físicas e virtuais) no Linux, junto aos detalhes de cada uma, com o comando:

ip addr show

caso assim vc não consiga obter o IP da VM é só dar o retorno aq q eu vou te mostrar como habilitar o DHCP manualmente.

Opa Leonardo! Fiz os comandos que vc indicou e mesmo assim não puxou o IP, quando executo o comando ip addr show, mostra só host, no comando ip -I não acontece nada.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Pelo que me parece você configurou dois adaptadores de rede, sendo um que herda a sua conexão tipo nat e o segundo em bridge que você deixou para a placa wifi por exemplo. Ai como não conectou ainda por esse segundo adaptador, explicaria o motivo de não ter pegado um ip da rede.

A interface 'lo' já vem configurada por padrão, ela é a interface de loopback do host, ela é utilizada pelo host para fazer uns processos de testes internos de conexão.

A segunda (enp0s3) é a sua placa de rede "física", e ela está no status 'UP', ou seja, está funcionado corretamente.

se a placa de rede já está no modo bridge então ele deveria pegar o IP de maneira automática, já que provavelmente tem um servidor DHCP na rede.

Vc utiliza qual virtualizador? a Virtual Box?

eu sabia o comando para dar set no ip de maneira estática, mas acabei esquecendo kskskskssk

Agora que eu estou escrevendo esse post já é meia noite, então amanhã eu lembro esse comando e te passo pra vc testar .

via DHCP

O comando é o seguinte:

sudo dhclient

ou também pode ser feito assim:

sudo dhclient -v enp0s3

A diferença é que o segundo é mais verboso. O '-v' é para mostrar os detalhes e 'enp0s3' é o nome da interface.

O comando dhclient depende da instalação do pacote dhcp-client ( que geralmente já vem instalado). Se o pacote não estiver instalado, você pode instalá-lo usando o seguinte comando:

sudo apt update
sudo apt install isc-dhcp-client

após executar o comando para obter as configurações via DHCP, use aqueles mesmos comandos para visualizar o ip da máquina que eu passei anteriormente.

set IP

Caso o DHCP não resolva, comando para dar set no IP é o seguinte:

sudo ip addr change [sua_rede] dev enp0s3

ai depois definir o default-gateway:

sudo ip route change default via  [sua_rede] dev enp0s3

O "sua_rede" e os colchetes vc substitui pelo ip da MESMA rede que a sua, no meu caso, que meu PC está na rede 192.168.100.0/24 e meu gateway é 192.168.100.1/24, eu faria assim:

sudo ip addr change192.168.100.200/24 dev enp0s3
 sudo ip route change default via  192.168.100.1/24 dev enp0s3

ALERTA: verifique a rede do seu PC para colocar a VM na mesma rede e CUIDADO para não setar um IP na VM que já é existente dentro da sua rede (que algum outro dispositivo já usa), por isso eu coloco os ips setados com um valor alto, para não dar ip duplicado na rede, isso pode gerar falhas na rede ou até derrubar a rede inteira, então só faça essa alternativa caso o DHCP não resolva.

DICA: Dê um ping pela sua máquina no ip que vc deseja setar, para garantir que não há nenhum dispositivo na rede que já tem aquele valor.

Espero ter ajudado! se sim, marque esse post como 'solução', por gentileza.

Bons estudos :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software