Boa tarde!
Estou com dúvida em relação a versão do WSL que o instrutor utilizou. Se fosse o WSL 2, os demais cursos da formação poderiam ser feitos sem a VirtualBox, já que nesta versão já se tem o kernel do Linux?
Desde já agradeço a atenção!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa tarde!
Estou com dúvida em relação a versão do WSL que o instrutor utilizou. Se fosse o WSL 2, os demais cursos da formação poderiam ser feitos sem a VirtualBox, já que nesta versão já se tem o kernel do Linux?
Desde já agradeço a atenção!
Olá, Cristian.
Tudo bem?
A resposta para isso é um pouco complexa. O instrutor menciona na aula que o WSL tem algumas limitações para os cursos de Linux, especialmente para o terceiro e quarto cursos da formação. Isso ocorre porque, apesar do WSL 2 ter o kernel do Linux, ele não é um ambiente Linux completo. Ele é um subsistema que permite executar alguns comandos do Linux no Windows, mas não todos. Além disso, ele não tem todas as funcionalidades de um sistema Linux completo.
Por exemplo, o WSL não suporta todas as operações de sistema de arquivos do Linux, o que pode causar problemas em algumas atividades que são feitas nos cursos. Além disso, o WSL não tem suporte para algumas funcionalidades de rede do Linux, o que pode causar problemas em atividades que envolvem a configuração de redes.
Por isso, apesar do WSL 2 ser uma ferramenta muito útil para o dia a dia, especialmente para desenvolvedores que usam Windows e precisam executar alguns comandos do Linux, ele não é recomendado para os cursos de Linux da formação.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Olá Renan! Muito obrigado pelo esclarecimento!