Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Variaveis em ingles??

Se eu vou desenvolver um sistema para a padaria aqui da esquina, e esse sistema provavelmente nunca vai sair do meu bairro — muito menos do Brasil — qual seria pra que usar nomes de variáveis, métodos e classes em inglês em vez de português?

Ainda mais considerando que, muito provavelmente, só eu vou mexer nesse código. E mesmo que o projeto cresça no futuro e eu contrate uma equipe, as chances são de que todos sejam brasileiros e falem português.

Ou seja: se na prática existe uma chance quase nula de alguém que não fala português sequer abrir esse código, por que o uso do inglês é tratado como “padrão obrigatório” na programação?

1 resposta
solução!

Olá, Diegho! Tudo bem?

Essa é uma dúvida clássica e extremamente válida. Por que se dar ao trabalho de escrever count em vez de contador se o cliente é o Sr. Manuel da padaria? A resposta curta é que o inglês na programação não é sobre "onde o software vai chegar", mas sobre a linguagem da ferramenta que você está usando.

Vou te dar alguns motivos práticos que mostram por que o inglês acaba sendo uma escolha mais lógica (e menos cansativa) a longo prazo:

1. Consistência com a Linguagem (O "Portu-nglish")

O Java é escrito em inglês. Se você nomeia suas variáveis em português, seu código vira uma mistura constante:

• public class Pedido { (Português)
  • private int id; (Português/Inglês)
  • public void setPreco(double preco) { ... } (Misto)

Repare que as palavras reservadas (public, class, void, double) e os métodos padrão do Java (list.add(), string.length()) são em inglês. Escrever tudo em inglês mantém o fluxo de leitura uniforme.

2. A barreira da Acentuação e Caracteres Especiais

O português é rico em acentos e cedilhas (Preço, Configuração, Usuário). Como não podemos usar esses caracteres em nomes de variáveis (ou não é recomendado), acabamos com nomes estranhos como preco, configuracao ou usuario. Em inglês, as palavras são naturalmente mais curtas e não usam acentos, o que evita erros de digitação e nomes "truncados".

3. Facilidade em buscar ajuda (Stack Overflow e IA)

Se você tem um erro em um método chamado calcularDescontoEspecial(), ao copiar esse erro no Google ou pedir ajuda para uma IA, você terá resultados limitados ao Brasil. Se o seu método se chama calculateSpecialDiscount(), você tem acesso a uma base de conhecimento global. Além disso, as IAs de programação (como o GitHub Copilot) foram treinadas majoritariamente em inglês e sugerem códigos muito mais precisos quando você segue esse padrão.

4. Crescimento Profissional (O seu "Eu" do futuro)

Hoje você está fazendo o sistema da padaria, mas amanhã você pode querer uma vaga em uma empresa que exporta software ou até trabalhar remotamente para o exterior. Ter o hábito de programar em inglês treina seu cérebro para o vocabulário técnico da área. Programar em português pode criar um "vício" que será difícil de tirar depois.

Conclusão: É obrigatório?

Não, não é. O Java vai compilar perfeitamente se você escrever int paoFrances = 10;. No entanto, na comunidade de desenvolvedores, o inglês é tratado como o "padrão" porque remove barreiras.

Pense nisso como o Manual de Instruções de um carro: o mecânico pode até ser brasileiro, mas as peças e os diagramas técnicos seguem padrões internacionais para que qualquer um, em qualquer lugar, saiba que o "Oil" vai no motor.

Faz sentido para você esse ponto de vista sobre a "limpeza" e o "fluxo" do código, ou você ainda acha que isso acaba sendo uma burocracia desnecessária para projetos pequenos?