Boa tarde!
Eu nao entendi este Serie serie...
de onde vem o primeiro serie? e o que nos criamos anteriormente? mas ai na deveria ter um import?
ou e uma biblioteca que eu na oto logado (acho improvavel...)
Boa tarde!
Eu nao entendi este Serie serie...
de onde vem o primeiro serie? e o que nos criamos anteriormente? mas ai na deveria ter um import?
ou e uma biblioteca que eu na oto logado (acho improvavel...)
Olá, Diegho. Como vai?
Essa é uma dúvida clássica e super importante quando estamos dando os primeiros passos na Orientação a Objetos com Java! Fique tranquilo, não se trata de nenhuma biblioteca oculta ou falta de login no seu ambiente.
O que está acontecendo aí é o conceito de tipagem utilizando as suas próprias classes. Vamos quebrar isso em partes para ficar bem simples de entender.
O primeiro Serie (com o "S" maiúsculo) refere-se exatamente à classe Serie que você ou o instrutor criaram anteriormente no projeto.
Em Java, quando criamos uma classe, nós não estamos apenas escrevendo um arquivo de código, nós estamos criando um novo tipo de dado. Da mesma forma que o Java possui tipos nativos como String para textos e int para números inteiros, a sua classe Serie passa a ser um tipo válido dentro do seu sistema.
O segundo serie (com o "s" minúsculo) é apenas o nome da variável (ou atributo) que vai guardar aquele objeto.
Para visualizar melhor, pense na estrutura que você já conhece:
String nomeDoFilme;
int duracaoEmMinutos;
Serie serie; // Tipo de dado (Classe) seguido pelo Nome da variável!
No Java, você só precisa utilizar o comando import quando a classe que você quer usar está em um pacote (package) diferente daquele onde você está escrevendo o código atual.
Se a classe onde você escreveu private Serie serie; e a classe Serie estiverem dentro da mesma pasta (ou seja, declaradas sob o mesmo package no topo do arquivo), o Java já as enxerga automaticamente. Elas estão no mesmo "bairro", então não precisam de um mapa (o import) para se encontrarem.
Quando você coloca private Serie serie; dentro de outra classe (como uma classe chamada Episodio, por exemplo), você está aplicando um conceito chamado Composição. Você está dizendo para o Java: "Olha, todo Episódio pertence a uma Serie".
Dessa forma, o seu objeto passa a ter acesso a todas as informações daquela série. Veja este exemplo prático de como você usaria isso no método main:
// 1. Criamos o objeto da série
Serie breakingBad = new Serie();
breakingBad.setNome("Breaking Bad");
// 2. Criamos o objeto do episódio
Episodio episodio1 = new Episodio();
episodio1.setNome("Piloto");
// 3. Associamos a série ao episódio usando a variável que te causou dúvida!
episodio1.setSerie(breakingBad);
A partir desse momento, o seu episódio sabe exatamente a qual série ele pertence e pode consultar os dados dela por herança de contexto.
É um estalo mental necessário no início da jornada com Java, mas logo isso se tornará automático para você. Continue firme nos estudos de Orientação a Objetos!
Espero que possa ter lhe ajudado!