2
respostas

[Dúvida] variáveis

eu estava fazendo a atividade da adivinhação de colocar condições de maior e menor. Mas quando coloquei as variáveis dentro do parentesis como aparecia no video:

if (maior):

o meu codigo não funcionava.

mas quando eu coloquei:

if maior:

o meu código funcionou. So quando a variável estava fora do parentesis.

Eu estava utilizando o Pycharm, queria saber o porque disso

2 respostas

Olá Ana! Tudo bem?

A diferença entre colocar a variável dentro ou fora dos parênteses no if está relacionada à sintaxe da linguagem.

Quando você coloca a variável dentro dos parênteses, o Python interpreta isso como uma expressão e avalia o valor da variável. Se o valor for diferente de zero ou vazio, ele considera a expressão como verdadeira e executa o bloco de código dentro do if. Caso contrário, ele considera a expressão como falsa e não executa o bloco de código. Embora algumas linguagens de programação possam exigir parênteses em tais situações, o Python não possui essa exigência.

Por outro lado, quando você coloca a variável fora dos parênteses, o Python entende que você está se referindo diretamente à variável e não a uma expressão. Nesse caso, ele verifica se a variável possui algum valor atribuído. Se tiver, considera a condição verdadeira e executa o bloco de código dentro do if. Caso contrário, considera a condição falsa e não executa o bloco de código.

No seu caso, como você está trabalhando com uma variável booleana (que só pode ter os valores True ou False), não é necessário colocá-la dentro dos parênteses. Basta utilizar a sintaxe "if maior:" para verificar se a variável é verdadeira e executar o código correspondente. O comportamento que você descreveu pode ser específico do ambiente de desenvolvimento que você está usando, que é o PyCharm. No PyCharm, a colocação de parênteses pode ser destacada como um aviso ou erro potencial. No entanto, é importante observar que o Python em si não requer os parênteses nessas situações.

Em caso de dúvidas, me coloco à disposição.

Grande abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Muito obrigada!! amei sua explicação :)