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[Dúvida] Usuário UX

Devemos saber a necessidade prévia do usuário ou oferecer nossos serviços e depois fazer uma pesquisa/ entrevista de satisfação para melhorar nosso atendimento?

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Olá Vitória, tudo bem?

Vamos pensar em dois casos distintos para responder sua pergunta:

*O primeiro, onde imaginamos que você está dentro de um projeto em que a equipe de UX não possuí práticas bem estabelecidas dar os primeiros passos. *

Neste caso, existem algumas recomendações da área, para que seja identificada com clareza e o quanto antes possível, as dores/necessidades da pessoa usuária. No entanto, esta tarefa exige atenção, pois nem sempre vivenciamos experiências práticas que nos façam compreender estas necessidades. Costumamos a dizer, que desta forma, temos um "Ponto de Vista" a respeito das necessidade de nossos usuários. Imagine que estejamos criando uma solução para uma pessoa que vive em um contexto completamente diferente do nosso, nesse caso, é fundamental realizarmos pesquisas (secundárias em fontes já existentes) para sabermos um pouco mais do universo da pessoa usuária e após isso, nos aprofundarmos no universo do problema por meio de entrevistas ou de um contato mais próximo com as pessoas envolvidas.

Logo, pesquisar em fontes a respeito do problema pode ser legal, antes de oferecer um serviço. Já as entrevistas, podem acontecer em uma fase após estas pesquisas.

Para os casos em que o seu time de projetos já possua práticas bem estabelecidas

Pode ser legal entender como o processo é feito, mas assim como na sugestão anterior, verificar as oportunidades de conhecer melhor as necessidades da pessoa usuária antes de começar a "criar uma solução".

Vale destacar ainda, que as entrevistas podem ter objetivos diferentes, temos entrevistas para entender o problema, e outras, em um formato diferente para validar a solução que desenvolvemos =)