Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Um dev deve conhecer a fundo as principais estruturas de dados?

Estava estudando recentemente o curso "Java: trabalhando com listas e coleções de dados" e me deparei com a seção "Para saber mais: outras classes de listas no Java" e nela havia sugestões de dois artigos sobre estrutura de dados

• "Estruturas de dados: uma introdução"
  • "Estrutura de Dados: computação na prática com Java"

Daí me veio uma dúvida: um programador deve saber a fundo como funciona cada uma dessas estruturas de dados a ponto de saber recriá-las, ou apenas conhecer um pouco da lógica por trás de cada uma já é o suficiente? Pergunto porque algumas delas eu desconhecia, mas após ler um pouco sobre elas pude entender melhor a estrutura de cada uma, mas se fosse para recriá-las, provavelmente, eu não saberia.

Desde já agradeço!

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta
solução!

Oii, Gustavo.

Um desenvolvedor não precisa saber reimplementar todas as estruturas de dados do zero para ser bom no que faz. O essencial é entender como elas funcionam conceitualmente, ou seja, ter uma noção clara de como armazenam, organizam e acessam os dados. Isso é o que realmente vai permitir que você escolha a estrutura mais adequada para cada situação.

Por exemplo, se você entende que um ArrayList é mais rápido para acessar elementos, mas mais lento para inserções no meio da lista, enquanto uma LinkedList tem o comportamento oposto, já está dominando o que importa para o dia a dia. Esse tipo de conhecimento prático é o que diferencia um código eficiente de um código que apenas “funciona”.

Saber criar uma estrutura de dados do zero, como uma pilha, uma fila ou uma árvore binária, é algo que se torna útil em contextos mais específicos: entrevistas técnicas, estudos acadêmicos ou projetos que exigem otimização profunda. Mas, na maioria dos casos, as bibliotecas padrão do Java já trazem implementações muito bem otimizadas, e o mais importante é saber usá-las corretamente.

Então, conhecer a fundo significa compreender como e por que cada estrutura se comporta de determinada forma, não necessariamente saber escrevê-la linha por linha. Se você já leu sobre as principais estruturas e entendeu a lógica de cada uma, está no caminho certo. Com o tempo e a prática, esse entendimento se aprofunda naturalmente.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!