1
resposta

[Dúvida] Tratando dados em branco em uma tabela PowerBI

Boa tarde!

Gostaria de saber como devo lidar com dados que estão em branco em determinadas colunas, devo coloca-los no gráfico como "não listado" e se for valor "0" ou devo exclui-los?

Ex: Preciso exibir o total de assinaturas por plano (plano starter, premium e etc) entretanto alguns campos do "tipo do plano" estão em branco, e se eu remove-los eu afetaria um cartão com as informações "total de assinaturas", qual a maneira correta de expor informações faltantes?

Outra dúvida, se existem colunas que não pretendo utilizar nos dashboards, colunas essas com informações que estão a maioria em branco e poucos campos preenchidos, devo excluir essas colunas?

1 resposta

Olá Igor, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Tratar dados faltantes em um conjunto de dados é uma etapa muito importante no processo de preparação de dados para análise. Inclusive, é um desafio muito encontrado no mercado, pois nem sempre teremos todas as informações disponíveis, seja por limitação da empresa, seja por erro humano no preenchimento, seja por alguma perda, dentre outros. Mas, a forma de lidar com dados faltantes irá depender do seu conjunto de dados e do seu objetivo.

Uma abordagem que poderia ser seguida para o total de assinaturas que você citou, seria substituir os valores em branco por "não listado" ou "desconhecido". Assim, você mantém a integridade do total de assinaturas e ainda consegue visualizar a quantidade de dados que estão faltando.

Por exemplo, se você tem 100 assinaturas e 10 delas não têm o tipo de plano listado, se você remover essas 10, seu gráfico mostrará apenas 90 assinaturas, o que é enganoso. Mas, se você substituir o tipo de plano dessas 10 por "não listado", seu gráfico mostrará corretamente 100 assinaturas, com 10 delas como "não listado".

Em relação à sua segunda pergunta, sobre se deve excluir colunas que não pretende utilizar nos dashboards, a resposta é: depende. Se essas colunas não estão adicionando valor aos seus dados e estão apenas ocupando espaço, pode ser uma boa ideia excluí-las. No entanto, se você acha que pode precisar desses dados no futuro, pode ser melhor mantê-los. Uma alternativa seria criar uma cópia do seu conjunto de dados e excluir as colunas nessa cópia, mantendo o conjunto de dados original intacto.

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!