Até agora não ficou claro pra mim quando usar o text content, o value e o parseInt. Poderia me explicar?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Até agora não ficou claro pra mim quando usar o text content, o value e o parseInt. Poderia me explicar?
Oi!
O value é utilizado para recuperar o texto digitado pelo usuário em campos de texto (tag <input>) na página HTML.
Já o textContent é utilizado para recuperar o texto de um elemento na página que não é um campo de texto no qual o usuário vai informar algum valor. Por exemplo uma tag <p> ou <h1>.
Em ambos os casos, ao recuperar o texto o JavaScript não considera que o valor é do tipo númerico, pois o texto pode conter letras. A função parseInt diz ao JavaScript para forçar a tratar os valores como números. Isso é importante de ser feito ao se realizar cálculos matemáticos.
Bons estudos!
Desculpa, mas eu não entendi essa parte de campo de texto e tag
Suponha que você tenha uma página com esse trecho de código HTML:
<h1 id="titulo">Bem vindo ao meu site!</h1>
<input id="campo-nome">
<p id="texto-nome">Nome:</p>
No JavaScript, você precisa recuperar o texto digitado pelo usuário (representado pela tag <input>) e alterar o texto do paragrafo (representado pela tag <p>) para colocar o nome que a pessoa digitou:
let campoNome = document.getElementById('campo-nome');
let textoNome = document.getElementById('texto-nome');
textoNome.textContent = `Nome: ${campoNome.value}`;
Repare no código que para pegar o texto digitado no campo foi utilizado o .value, mas para pegar o texto do paragrafo foi utilizado o textContent.
Ok, entendi.
Outra dúvidda é que na linha 16 eu não entendi pq não colocou o parseInt
O parseInt ja foi declarado na variavel qtdPista.
Nessa linha é feita uma atualização no elemento da página html, então não precisa do parseInt. O parseInt é só utilizado quando for ler um elemento da página e depois realizar um cálculo matemático com o valor.