2
respostas

[Dúvida] Tabela Dinâmica -> Uso de Modelo de dados

Olá, boa noite. Estou com dúvida, sobre Tabela Dinâmica -> Uso de Modelo de dados. Quando crio a Dinâmica na primeira tabela "Produtos" e seleciono a opção Adicionar estes dados ao Modelo de Dados, na aba da Dinâmica na opção Tudo eu já vejo todas as tabelas da planilhas. Ainda sim, preciso criar a Dinâmica para tabela "Vendas"?

2 respostas

Olá! Se entendi corretamente, você está trabalhando com tabelas dinâmicas e o modelo de dados no Excel. Quando você adiciona os dados da tabela "Produtos" ao Modelo de Dados, o Excel deve reconhecer automaticamente as tabelas relacionadas e permitir que você as utilize na tabela dinâmica.

Se você já adicionou os dados da tabela "Produtos" ao Modelo de Dados e consegue ver todas as tabelas na aba de Dinâmica, isso é um bom sinal. No entanto, para criar uma tabela dinâmica para a tabela "Vendas", você ainda precisa criar uma nova tabela dinâmica específica para ela. O fato de ver as tabelas não significa que a tabela dinâmica foi automaticamente criada para cada uma delas.

Aqui estão os passos básicos para criar uma tabela dinâmica para a tabela "Vendas":

  1. Selecione a célula onde deseja que a nova tabela dinâmica seja colocada.
  2. Vá até a guia "Inserir" no Excel.
  3. Clique em "Tabela Dinâmica".
  4. Na caixa de diálogo que aparece, selecione a fonte de dados. Se a tabela "Vendas" já estiver no Modelo de Dados, ela deve aparecer aqui. Caso contrário, adicione-a à seleção.
  5. Escolha o local onde deseja colocar a tabela dinâmica (uma nova planilha ou uma existente).
  6. Arraste os campos necessários para as áreas desejadas na tabela dinâmica (por exemplo, arraste os campos de "Vendas" para a área de valores, "Data" para a área de linhas, e assim por diante).

Isso deve criar uma tabela dinâmica separada para a tabela "Vendas". Lembre-se de que as tabelas dinâmicas são específicas e você precisa criar uma para cada conjunto de dados que deseja analisar.

Espero que isso ajude! Se precisar de mais assistência, sinta-se à vontade para fornecer detalhes adicionais. Um abraço,

Se este post foi útil, por favor, considere marcá-lo como solucionado ✓. Desejo a você excelentes estudos!

Carlos, bom dia! Ainda estou com dúvida, vou tentar descrever melhor e anexar fotos para exemplificar; no cenário do curso que temos as tabelas "Produtos" e "Vendas" e queremos trabalhar com as duas na mesma tabela dinâmica. Estou fazendo o passo a passo para gerar a tabela dinâmica de "Produtos", nesse momento já seleciono a opção de Adicionar estes dados ao Modelo de Dados. Na nova aba que a tabela dinâmica é gerada na opção Tudo eu já vejo as tabelas "Produtos" e "Vendas" e consigo usar os dados de ambas se relacionando imagem 01 - Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade. Outro ponto que observei, quando vou na opção Alterar Fonte de Dados, o excel me mostra a imagem 02 Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Minha dúvida é, se dessa forma que o excel está gerando está correto? Em Relações eu vejo que o excel fez o relacionamento pelo código, como esperado.