1
resposta

[Dúvida] Sugestão de melhoria

iz algo um pouco mais elaborado do que o proposto na atividade. Estou testando melhor o uso do import datetime. Sei que não é exatamente o código pedido no exercício, mas gostaria que alguém desse uma olhada para me dizer se estou no caminho certo e o que posso melhorar.

import datetime
def hora_atual ():
agora = datetime.datetime.now()
return agora.strftime("%H")
print("Hora atual:", hora_atual())

if hora_atual() < "12":
print("Bom dia!")
elif hora_atual() < "18":
print("Boa tarde!")
else:
print("Boa noite!")

1 resposta

Oi, Lucas! Como vai?

Agradeço por compartilhar seu código com a comunidade Alura.

Parabéns pela iniciativa de explorar o módulo datetime e testar algo além do que foi pedido na atividade! Isso mostra seu interesse em entender melhor como as funções podem deixar o código mais organizado.

Duas dicas interessantes para o futuro são: evitar chamar a mesma função várias vezes e trabalhar com valores numéricos em comparações.
Quando você guarda o retorno da função em uma variável, o código fica mais legível e eficiente. Além disso, converter a hora para inteiro evita comparações entre textos. Veja este exemplo:

import datetime

def hora_atual():
    agora = datetime.datetime.now()
    return int(agora.strftime("H"))

hora = hora_atual()
print("Hora atual:", hora)

if hora < 12:
    print("Bom dia")
elif hora < 18:
    print("Boa tarde")
else:
    print("Boa noite")

Nesse código, a função retorna a hora como número inteiro, a variável armazena esse valor e as condições ficam mais claras de entender.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!