Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] Fazendo como foi feito: saudação personalizada

Olá pessoal, está certo a minha maneira de pensar?

#informe os dados(Entrada)
hora: 0-23
morning:("Bom dia")
afternoon:("Boa tarde")
night:("Boa Noite")

#linha de raciocínio
if 
    hora < 12, print("Bom dia")

elif 
    12<hora<18, print("Boa tarde")

else
    hora>18, print("Boa noite")

#teste
print("Que horas são?Por favor, escreva no intervalo de (0-23)"): 15
Boa tarde

se alguém souber de uma forma de elaborar o código de um jeito que não apareça o (0-23), me diz,por favor. Fica feio aparecendo.

2 respostas
solução!

Olá, Ionara! Tudo bem?

Sua maneira de pensar a lógica está certinha! Você definiu muito bem as condições: verificar se é menor que 12, se está entre 12 e 18, ou se é maior que isso. É exatamente esse o caminho dos blocos condicionais (if, elif, else).

Sobre a sua dúvida de "esconder" o (0-23): o texto que aparece na tela é exatamente o texto que você coloca dentro do comando de entrada (o input). Se você quer que fique visualmente mais "limpo", basta mudar a frase dentro dos parênteses.

Vou deixar aqui um exemplo transformando seu raciocínio em código Python e limpando a mensagem de pergunta:

# Solicitando a hora com uma mensagem mais limpa
# O int() serve para transformar o que a pessoa digita em número inteiro
hora = int(input("Que horas são? ")) 

if 0 <= hora < 12:
    print("Bom dia")
elif 12 <= hora < 18:
    print("Boa tarde")
else:
    print("Boa noite")

Perceba que no input eu deixei apenas "Que horas são? ". A validação (garantir que seja entre 0 e 23) geralmente fazemos via lógica de código, e não necessariamente avisando no texto, se você preferir um visual mais clean.

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade

Uau Victor,obrigada mesmo.

Não conseguiria pensar dessa forma. Até comecei a ver documentação,mas não entendi muita coisa.Não sei ainda como fazer a pesquisa da forma correta.