Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] SOLUÇÃO - Criar uma função que recebe um nome como parâmetro e exibe "Olá, [nome]!" no console.

No desafio 2
"Criar uma função que recebe um nome como parâmetro e exibe "Olá, [nome]!" no console."

Eu escrevi:

function OlaNome (nome) {
  console.log('Olá ' + nome + '!');
};

OlaNome ("Zuzu");

E deu certo a mensagem no console.log.

Fui comparar com a "seção “Opinião da pessoa instrutora”. e constava:

function exibirOlaNome(nome) {
  console.log(`Olá, ${nome}!`);
}

exibirOlaNome("Alice");

E deu certo tambem.

A minha duvida é, eu escrevi de uma forma, a pessoa instrutor de outra forma.
eu s+o nao estou conseguindo entender pq com escritas diferentes o resultado é o msm. O que essa diferença da minha escrita e a escrita da pessoa isntrutora pode influencia em um amplo projeto ao final?

1 resposta
solução!

Olá, Waleska! Como vai?

Que bom que você está explorando e comparando diferentes formas de escrever funções!

Ambas as abordagens que você mencionou estão corretas e produzem o mesmo resultado no console, mas há algumas diferenças sutis que podem ser importantes em projetos maiores.

1. Nome da Função: O nome da função pode ser escolhido de acordo com o que você acha mais intuitivo. No seu exemplo, você usou OlaNome, enquanto a pessoa instrutora usou exibirOlaNome. Ambos são válidos, mas é uma boa prática escolher nomes que descrevam claramente o que a função faz (por meio de verbos), o que pode facilitar a leitura do código por outras pessoas ou por você mesma no futuro.

2. Concatenação de Strings: Você usou a concatenação tradicional com 'Olá ' + nome + '!', enquanto a pessoa instrutora usou template literals com crases: `Olá, ${nome}!`. Os template literals são uma forma mais moderna e muitas vezes mais legível de construir strings, especialmente quando você precisa incluir variáveis ou expressões dentro delas.

Em projetos maiores, a escolha entre concatenação de strings e template literals pode influenciar a legibilidade e a manutenção do código. Template literals são geralmente preferidos por serem mais limpos e por suportarem múltiplas linhas sem a necessidade de caracteres especiais.

No geral, a diferença entre as duas abordagens não afeta o funcionamento em um projeto pequeno como esse, mas adotar boas práticas desde o início pode ajudar a escrever um código mais limpo e sustentável em projetos maiores.

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado