Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida sobre testes e hipótese

Olá,

Como os testes (t.test, wilcox.test) sabem qual é a H0, e a Halt para dar uma resposta? O conceito das hipóteses até está claro, mas não consigo entender como o p-value de cada teste pode ser interpretado por nós, se não dissemos para o R qual é a hipótese H0...

2 respostas
solução!

Oi Daniel,

Excelente pergunta. E pra ser honesto, também a tive quando comecei a estudar estatística!

Qualquer teste de hipótese verifica a probabilidade das duas amostras comparadas pertencerem a mesma população. Então, quando vc faz:

wilcox.test(a,b)

E se o resultado é um p-value muito baixo, então a chance de ambas serem iguais é muito baixa, ou seja, podemos afirmar, com alguma certeza que elas são diferentes.

É por isso que a hipótese é geralmente "o contrário" do que esperamos. Raramente queremos testar se duas amostras são iguais, certo? Queremos saber se o remédio A é melhor que B, se o teste C é melhor que D, e assim por diante. Por isso, se vc quiser formalizar a hipótese, ela sempre é "A é igual a B". Se seu p-value for baixo, então você pode rejeitar essa hipótese, e aceitar a hipótese alternativa, "A não é igual a B".

Ah, depois que você conseguir seu p-value pequenininho, não esqueça de calcular o effect size para saber o tamanho da diferença, ok? Leia mais sobre Cliff's Delta.

Consegui responder?

Um abraço!

Oi Mauricio,

Entendi, obrigado!

Esta frase foi esclarecedora: "Qualquer teste de hipótese verifica a probabilidade das duas amostras comparadas pertencerem a mesma população."

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software