4
respostas

Dúvida sobre requests

Fiz exatamente como no video, e ao clicar em network, ele ficava a todo momento fazendo um novo request... Como no print abaixo, se deixar, ele não para.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

E quando eu cadastrei no site, ele não fica com status 200... (PS: e enquanto eu escrevia essa dúvida, já bateu os 2300 requests...)

E no CMD do back end, não apareceu o POST/public/...

4 respostas

Olá, Alefe! Tudo bem?

Em relação ao status de retorno do request ao cadastrar no site, você mencionou que ele não fica com o status 200. O código de status 200 indica que a requisição foi bem-sucedida. Se você está recebendo um status diferente, pode significar que houve algum problema durante o processo de cadastro. Para entender melhor o motivo do status diferente, é necessário analisar o código de retorno específico e/ou o contexto do site em que você está realizando o cadastro. Basicamente o que acontece é que ele não funcionou e para que eu possa lhe ajudar melhor eu precisaria de mais informações.

Agora, em relação ao comportamento contínuo dos requests, é importante entender que, ao clicar na opção "Network" em seu navegador, ele exibirá todas as requisições HTTP que foram feitas pelo site que você está acessando. Portanto, se o site em questão está realizando uma série de requests em segundo plano, é natural que você veja uma lista contínua deles na aba "Network".

Contudo, ao testar aqui eu não tive tantos requests, o que me leva a pensar que isso é algum tipo de erro gerado no momento da instalação e ativação do Front e do Back.

Então se for possível você poderia me fornecer algumas informações-chave para eu tentar identificar o problema?

Se sim vamos lá:

1. Eu preciso que me mande o diretório da pasta que é baixada quando você executa esse comando no terminal CMD:

git clone https://github.com/alura-cursos/api-alurabooks.git

Se tiver imagens é melhor, o diretório é o mesmo que o caminho do arquivo no computador, você pode encontrar ele buscando por "api-alurabooks" no seu gerenciador de arquivos, e me informando o local que ele está. Só para você ficar à par, ele deveria ficar em um diretório mais ou menos assim: C:\Users\Renan\api-alurabooks-main.

2. Depois peço o mesmo do Front, mas no caso o comando que você usa para clonar o repositório do Front é esse aqui né:

git clone https://github.com/alura-cursos/curso-react-alurabooks.git

Aqui eu preciso do diretório também, para encontrar esse você pode só pesquisar por "curso-react-alurabooks" no gerenciador, e o caminho deveria ser algo assim: C:\Users\Renan\curso-react-alurabooks-main.

3. Vale lembrar que nenhum desses caminhos será igual para você, pois seu PC pode ser diferente e o seu usuário não será o mesmo que o meu óbvio.

4. E por fim eu gostaria que você me mandasse quais são os comandos que você utilizou para ativar o front e o back.

5. Ah e detalhe eu preciso saber se você fez isso em consoles separados, pois para funcionar os consoles precisam ser diferentes, e os comandos usados para o Front e o Back precisam ser em consoles específicos para cada, ah e outro detalhe, os consoles precisam ficar abertos durante o projeto, pois se você fechar eles, vai ter que abrir os consoles de novo entrar nas pastas e fazer a ativação deles novamente.

6. E para finalizar, veja se o Back-End que deveria estar na porta 8000 tem essa aparência: site na porta 8000 api da alura-books

7. E o Front-End que era para estar na porta 3000 deve abrir isso aqui: site na porta 3000 alura-books

Com essas informações eu creio que posso lhe ajudar melhor, pois preciso ter uma noção do seu ambiente e o que pode ter gerado o erro, pois acredito que tenha acontecido algum problema na instalação do projeto tá.

E outra coisa que eu peço é que você clique nesses requests que eu marquei na imagem abaixo:

imagem dos requests solicitados para compreensão melhor do scuba

Tire um print deles, mas eu peço isso porque eu gostaria de ter acesso às informações que aparecem quando você clica neles e abre aquela caixa ao lado deles, no caso dessa imagem acima as informações que estão ali são do request com nome "registrar", e esse não é tão necessário no momento, mas os que estão com o numero 1, 2, principalmente o 3 e qualquer um que está na seção 4 ou algum outro "diferentão" que estiver ali que você julgar ncessário, esses sim são úteis, pois eles tem as informações que vão ser úteis e podem me ajudar à entender melhor o seu problema. A "caixa que abre ao lado deles" à qual eu me referi seria essa aqui:

caixa de informações de um request http na aba network de um site

Ah e tente tirar foto das informações da parte com nome "headers", pois as outras podem não ajudar tanto tá.

Era isso. Caso você precise de mais ajuda, fique à vontade para a compartilhar aqui, porém com mais detalhes.

Aguardo sua resposta para que eu possa te auxiliar da melhor forma possível! Abraços e bons estudos.

Boa noite, Renan! Tudo bem?

Desde já agradeço pelo retorno e ajuda!

Vou mandar os prints na sequência. Começando pelo cmd do back end (destaque com seta onde mostra os caminhos e comando usados):

Agora os de front end:

parte 1

parte 2

parte 3

Agora as seções do inspect:

seção 1

seção 2

seção 3

seção 4

Olá Alefe, tudo bem?

Eu analisei os logs das requisições que você compartilhou, e infelizmente eu não consegui encontrar nenhum problema com elas, a única coisa que encontrei foram algumas informações sobre o que são essas requisições, se você quiser saber mais sobre elas é só informar que eu passo tudo o que encontrei sobre elas tá, mas foram só conteúdos de cunho informativo tá, nada que ajudasse a resolver o problema.

Link para as anotações: https://docs.google.com/document/d/1FffeYkVzNEiQqgWnmk1M43KKMf_FonPmhZJJupYUWTU/edit?usp=sharing

Então a única solução que consegui pensar é que existe alguma vulnerabilidade no seu PC que deixou a aplicação assim, pois eu testei várias vezes aqui tentando reproduzir o seu erro e não consegui, então eu realmente não acho que seja algum problema no lado do servidor, inclusive eu pedi para alguns colegas testarem por aqui e para eles também não deu erro, então do lado do servidor tá tudo certo acho que é mais o seu navegador que pode estar atrapalhando.

E como solução eu vou deixar um tutorial de como limpar o cache do seu computador e do navegador.

Limpar o cache do computador pode ajudar a melhorar o desempenho do sistema, liberar espaço de armazenamento e resolver problemas relacionados a dados em cache desatualizados, bem como apagar arquivos noviços que podem estar abrigando algum código malicioso que pode gerar alguma vulnerabilidade em suas aplicações. Aqui está um mini tutorial sobre como limpar o cache em diferentes sistemas operacionais:

Windows:

1. Pressione as teclas "Windows + R" para abrir a caixa de diálogo Executar.
  2. Digite "cmd" e pressione Enter para abrir o Prompt de Comando.
  3. No Prompt de Comando, digite o seguinte comando e pressione Enter: "ipconfig /flushdns" (Isso limpará o cache DNS).
  4. Em seguida, digite o seguinte comando e pressione Enter: "cleanmgr" (Isso abrirá a ferramenta de Limpeza de Disco).
  5. Selecione a unidade principal do sistema (geralmente a unidade C:) e clique em OK.
  6. Marque as caixas de seleção dos tipos de arquivo que deseja limpar, como "Arquivos de Internet Temporários", "Arquivos de Log do Windows", "Lixeira", entre outros.
  7. Clique em OK ou Limpar arquivos para iniciar a limpeza do cache.

Mac:

1. Abra o Finder e clique em "Ir" no menu superior.
  2. Selecione "Utilitários" e abra a pasta "Terminal".
  3. No Terminal, digite o seguinte comando e pressione Enter: "sudo dscacheutil -flushcache" (Você precisará digitar sua senha de administrador).
  4. Em seguida, digite o seguinte comando e pressione Enter: "sudo killall -HUP mDNSResponder" (Isso irá reiniciar o serviço de descoberta de rede).
  5. Agora, o cache do DNS foi limpo com sucesso no seu Mac.

Linux (Ubuntu):

1. Abra o terminal usando o atalho de teclado "Ctrl + Alt + T".
  2. No terminal, digite o seguinte comando e pressione Enter: "sudo apt-get clean" (Isso limpará o cache dos pacotes do sistema).
  3. Em seguida, digite o seguinte comando e pressione Enter: "sudo du -sh /var/cache/apt" (Isso mostrará o tamanho do cache).
  4. Se desejar, você pode remover completamente o cache digitando o seguinte comando e pressionando Enter: "sudo apt-get autoremove".

É importante notar que limpar o cache pode afetar o desempenho do sistema temporariamente, pois os dados em cache precisarão ser recarregados. No entanto, em muitos casos, a limpeza do cache pode ajudar a resolver problemas de desempenho, liberar espaço em disco e/ou apagar arquivos nocivos. Certifique-se de salvar qualquer trabalho importante antes de limpar o cache e siga as instruções com cuidado para evitar quaisquer problemas.

E aqui a continuação explicando como limpar o cache do navegador:

1. Abra o navegador: Inicie o navegador da sua preferência, como Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari, etc.

2. Acesse as configurações: Geralmente, as configurações são acessadas clicando nos três pontos verticais no canto superior direito da janela do navegador. Em alguns navegadores, as configurações podem ser encontradas em um menu suspenso no canto superior esquerdo ou no menu "Ferramentas".

3. Localize as configurações de privacidade: Dentro das configurações, procure por uma seção relacionada à privacidade ou segurança. Geralmente, você encontrará opções relacionadas à privacidade e segurança nessa seção.

4. Limpe o histórico de navegação: Procure pela opção "Histórico" ou "Histórico de navegação" e clique nela. Você verá uma lista de opções relacionadas ao histórico de navegação.

5. Selecione as opções de limpeza: Marque as opções que deseja limpar, como histórico de navegação, cache, cookies, dados do site, etc. Dependendo do navegador, você pode ter opções adicionais, como senhas salvas, preenchimento automático de formulários, etc. Selecione as opções relevantes para a limpeza que você deseja realizar.

6. Escolha o período: Alguns navegadores permitem que você escolha o período do histórico que deseja limpar. Você pode optar por limpar o histórico de uma determinada hora, dia, semana ou escolher "Tudo" para limpar todo o histórico.

7. Execute a limpeza: Após selecionar as opções desejadas, clique no botão "Limpar" ou "Excluir" para iniciar o processo de limpeza. Dependendo do tamanho do histórico e dos dados a serem limpos, pode levar alguns momentos para concluir o processo.

8. Reinicie o navegador: Após a limpeza, você pode optar por reiniciar o navegador para garantir que todas as alterações tenham efeito.

Após seguir essas etapas, o histórico de navegação, cookies e outras informações relacionadas à sua atividade no navegador serão removidos. Isso pode ajudar a proteger sua privacidade e evitar possíveis vulnerabilidades em sua aplicação no navegador.

É importante lembrar que a limpeza do histórico de navegação também removerá as senhas salvas e outros dados armazenados, então, se houver informações importantes que você deseja manter, certifique-se de fazer um backup antes de realizar a limpeza.

Em suma, era isso, caso precise me chame, peço desculpas por não ser mais assertivo, mas essas foram as únicas soluções que consegui pensar para lhe ajudar.

Ah e um detalhe importante feche toda a aplicação e os consoles quando estiver fazendo isso, não é algo que interfere muito mas pode atrapalhar em alguns casos, e se quando você for tentar abrir os arquivos e tentar executar a instalação do projeto novamente e aparecer muitas vulnerabilidades ao instalar o NPM tente após instalar o NPM, usando o "npm install" tente usar o comando "npm audit fix --force" para executar uma correção de todas as vulnerabilidades encontradas no projeto, utilizando o gerenciador de pacotes NPM. Depois tente rodar tudo novamente.

No geral era isso! Abraços e bons estudos.