1
resposta

Duvida sobre persistência em multiplas instâncias

No curso vimos a configuração de um Load Balancer para alta disponibilidade da aplicação WordPress Foi comentado que a opção para manter o vinculo da sessão com a maquina pode ser habilitada, porém quando a sessão é finalizada o vinculo com a maquina original é desfeito. Com a infraestrutura que vimos no curso, notei um detalhe importante que não foi comentado e me restaram algumas dúvidas:

Quando somente o usuário admin da aws é responsável por alterar informações na aplicação, consolidando o que vimos no curso, a única forma de manter as informações sincronizadas seria criando um novo snapshot e subindo as instancias novamente. No caso de um outro usuário do site alterar informações em uma máquina (através da criação de um post, upload de uma imagem, etc ... ) como essa informação pode ser propagada para a outra máquina sem que o usuário admin faça um novo snapshot ? além de que o conteúdo nas duas máquinas podem divergir sem que seja possível agrupar as duas informações criando um único snapshot.

1 resposta

Oi Geverton, tudo bem?

Entendo sua preocupação em relação à persistência de dados em múltiplas instâncias no Amazon Lightsail. Realmente, quando somente o usuário admin é responsável por alterar informações na aplicação, a forma mais segura de manter as informações sincronizadas é criando um novo snapshot e subindo as instâncias novamente.

No entanto, quando outros usuários do site alteram informações em uma máquina, é necessário implementar uma estratégia de sincronização de dados entre as instâncias. Existem diferentes abordagens para isso, dependendo da complexidade da sua aplicação.

Uma opção é utilizar um banco de dados centralizado, como o Amazon RDS, para armazenar as informações que precisam ser compartilhadas entre as instâncias. Dessa forma, todas as instâncias podem acessar o mesmo banco de dados e as informações serão propagadas automaticamente.

Outra opção é utilizar algum mecanismo de replicação de dados, como o Amazon DynamoDB ou o Amazon S3. Com esses serviços, você pode configurar a replicação automática dos dados entre as instâncias, garantindo que todas estejam atualizadas.

É importante ressaltar que a escolha da melhor estratégia de sincronização de dados depende das necessidades específicas da sua aplicação. Recomendo que você avalie as opções disponíveis e escolha aquela que melhor se adequa ao seu caso.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software