Na questão:
"No Bytebank, um banco digital que oferece serviços bancários online, você está desenvolvendo um script para processar transações financeiras. É crucial que apenas o proprietário do script tenha permissão para modificá-lo, enquanto o grupo de analistas de segurança deve poder executá-lo para auditorias. Outros usuários não devem ter acesso ao script."
A resposta é:
"chmod 750 transacoes-bytebank.sh"
Correta, pois a notação octal 750 atende exatamente aos requisitos de segurança, permitindo que apenas o proprietário modifique o script, enquanto o grupo pode executá-lo, e outros usuários não têm acesso.
Tenho uma dúvida:
Se o enunciado diz que apenas o proprietário teria permissão para modificá-lo, logo concordo que o primeiro número decimal tenha que ser o sete, pois o sete é a soma da permissão de leitura(4), escrita(2) e execução(1), ou seja, r + w + x = 4 + 2 + 1 = 7.
O segundo número decimal ao meu ver deveria ser o número um, pois o número um incluiria apenas a execução, e o texto fala claramente que o grupo de analistas deve executar o código para auditorias.
O terceiro número se enquadra na categoria de outros, lembrando que o primeiro é o proprietário, o segundo é o grupo (e no caso da questão em tela são os analistas) e o terceiro grupo seria os outros usuários e nesse caso é dito que outros usuários não tem acesso ao script, logo o número é o zero.
Então explicando a minha dúvida eu pergunto, porque 750 e não 710, se o grupo de analistas apenas tem permissão para executá-lo?