1
resposta

Dúvida sobre o agregador de processos

O BFF (back end for front) pode ser considerado um agregador de processos, já que ele faz varias chamada para preparar uma resposta para o client? Não ficou muito claro a ideia do agregador de processos...

1 resposta

Olá Rafael, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

O BFF é uma camada intermediária entre o cliente (geralmente uma interface de usuário, como um aplicativo móvel ou um site) e os microsserviços. Ele é responsável por agir como um ponto de entrada específico para cada tipo de cliente, fornecendo as informações necessárias e agregando dados de diferentes microsserviços. Basicamente, o BFF atua como uma ponte entre o cliente e os microsserviços, adaptando e otimizando as requisições para atender às necessidades específicas do cliente. Ele simplifica a comunicação e reduz a quantidade de requisições que o cliente precisa fazer para obter todas as informações necessárias.

Por outro lado, o Process Aggregator Pattern é um padrão que lida com a agregação de dados provenientes de diferentes microsserviços para fornecer uma resposta consolidada ao cliente. Em vez de ter um BFF como intermediário, cada microsserviço é responsável por seu próprio processamento e, em seguida, um componente de agregação reúne os dados de todos os microsserviços envolvidos em uma única resposta. Esse componente de agregação pode realizar transformações, filtragens e cálculos para criar uma visão consolidada dos dados solicitados pelo cliente.

Em resumo, a diferença fundamental é que o BFF é uma camada intermediária entre o cliente e os microsserviços, enquanto o Process Aggregator Pattern é um padrão que envolve a agregação de dados dentro dos próprios microsserviços. O BFF foca na simplificação da comunicação entre o cliente e os microsserviços, adaptando as requisições para atender às necessidades do cliente, enquanto o Process Aggregator Pattern visa consolidar os dados em uma resposta única dentro dos próprios microsserviços.

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software