Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Sobre o _menu

Bom dia! Eu vi que no arquivo '_menu.html' a tag <main> é deixado em aberto para depois ser fechada por outro arquivo html (template). Isso não seria um pouco fora das boas práticas?

Pensando nisso, neste projeto eu criei uma partial chamada '_header.html' que engloba a parte do cabeçalho e outra partial '_lateral_menu.html' para os itens laterais, colocando ambas inclusas na 'base.html', permitindo assim que a responsabilidade de fechar a tag <body> seja apenas da 'base.html'. Com isso, consegui incluir também os estilos, sem precisar copiar o trecho de código do instrutor.

<!-- base.html -->
<body>
    {% include 'partials/_header.html' %}
    <div class="pagina-inicial">
        <main class="principal">
            {% include 'partials/_lateral_menu.html' %}
            {% block content %}{% endblock %}
        </main>
    </div>
    {% include 'partials/_footer.html' %}
</body>

Eu gostaria de saber se o que eu fiz seria uma boa opção para contornar isso ou se seria melhor eu seguir como o instrutor fez em meus projetos futuros.

Caso não tenha ficado muito claro minha explicação ou haja necessidade de eu colocar mais do meu código aqui, podem me falar que eu colocarei! Desde já agradeço!

1 resposta
solução!

Oi Cristian, tudo bem?

A sua solução de criar partials para o cabeçalho e o menu lateral e incluí-los na base.html é uma boa opção para manter o código mais organizado e evitar repetições. Dessa forma, a responsabilidade de fechar a tag <body> fica apenas na base.html, como você mencionou.

Além disso, ao utilizar partials, você consegue incluir os estilos necessários sem precisar copiar o código do instrutor, o que também é uma vantagem.

No entanto, é importante lembrar que as boas práticas podem variar de projeto para projeto e de equipe para equipe. O importante é que a solução adotada seja clara, legível e facilite a manutenção do código.

Se você está satisfeito com a sua solução e ela atende às suas necessidades, não vejo problemas em continuar utilizando-a nos seus projetos futuros. Afinal, o objetivo é encontrar uma forma de organizar o código que seja eficiente e compreensível para você e para a sua equipe.

Um abraço e bons estudos.