Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Dúvida sobre isolamento do pipeline

Manter o .gitlab-ci.yml dentro do código gera diversos conflitos com segurança do ambiente. Existe algum método onde eu isole o pipeline do código para não sofrer algum tipo de ataque interno por isso ?

4 respostas

Olá Marcel, tudo bem? Peço desculpas pela demora em ti responder! Porém não entendi bem sua dúvida, quais problemas quanto a segurança você pode identificar quando usamos o arquivo .gitlab-ci.yml na raiz do nosso projeto, que é onde ele realmente deve está, porém sempre é indicado usarmos variáveis para mantermos a segurança dos nossos dados sigilosos, como isso mantermos o nosso .gitlab-ci.yml versionado e sem nenhum dado que possa ser usado para alguma atividade danosa.

Bom dia Jonilson, comigo tudo bem e com você ?

na minha visão manter o gitlab-ci no mesmo lugar do código pode fazer com que alguém que tenha acesso ao código corrompa todas a minha infraestrutura, por exemplo: se eu tenho vários projetos, eu posso ter acesso a um projeto mvp(que geralmente é liberado a mais pessoas), e escrever um código que atualize a imagem do meu projeto mãe, ou posso usar comandos que destruam todos os meus repositórios locais.

no jenkins eu consigo segregar os jenkinsfile em repositórios diferentes, assim não preciso dar acesso a muitas pessoas para mexer neste código mais crítico, existe essa possibilidade no gitlab-ci ?

solução!

Agora entendi sua dúvida, essa questão de separar o .gitlab-ci.yml do restante do projeto eu desconheço, mas vi muitas discursares na comunidade do gitlab sobre essa questão, que qualquer que faça parte do projeto pode alterar a pipeline pelo arquivo .gitlab-ci.yml e isso realmente não é interessante. Das muitas propostas, achei uma bem interessante, é o caso do bloqueio de arquivos, com isso podemos bloquear um ou mais arquivos fazendo com que só nós possamos modificar o mesmo, acho que é uma solução aceita para esse problema. Você pode ler mais a respeito na documentação do GitLab.

Espero ter ajudado!

sim ajudou, desconhecia está função de bloquear o arquivo pelo gitlab.

Obrigado