Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Dúvida sobre DPI e PPI.

Olá, recentemente li alguns artigos, como este: https://www.photocascadia.com/the-72-ppi-web-image-myth, na esperança de conseguir entender melhor o assunto. Mas, até agora, ainda não está bem claro.

Pelo que eu entendi, PPI/DPI é apenas um metadata do arquivo: Não existe essa história de uma imagem 1000x1000px 72ppi. Na tela, 1000x1000 será renderizada nessas dimensões. Se o monitor tem alta resolucao, a imagem vai aparecer pequena. Se o monitor tiver resolução baixa, a imagem vai aparecer enorme na tela.

Quanto à impressão, o produto final terá os DPIs de acordo com o tamanho que eu quiser imprimir. Se eu imprimir pequeno, teria digamos 300dpi. Se eu imprimir grande, 100.

Eu queria entender melhor essa relação, o que de fato acontece quando eu mudo essas configurações.

(Obs. Aquela não é uma foto de uma calabresa. Aquilo é um salame hahaha)

Obrigado.

4 respostas

Olá, Ítalo! Como está?

Vamos tentar compreender melhor a relação entre eles, certo?

PPI (pixels per inch) ou DPI (dots per inch) são termos frequentemente usados de maneira intercambiável, embora tenham significados diferentes. PPI é uma medida usada para descrever a resolução de uma imagem digital, enquanto DPI é uma medida usada para descrever a resolução de uma imagem impressa.

Você está correto em afirmar que o PPI é apenas um metadado associado a uma imagem digital e não afeta diretamente a aparência da imagem na tela. Uma imagem com dimensões de 1000x1000 pixels será exibida com essas dimensões independentemente do PPI especificado. O PPI é uma informação que pode ser usada por softwares de edição de imagens e impressoras para determinar o tamanho físico da imagem quando impressa.

Ao exibir uma imagem na tela, o que realmente importa é a quantidade de pixels da imagem em relação à resolução do monitor. Um monitor com alta resolução (por exemplo, 4K) tem mais pixels por polegada do que um monitor com baixa resolução. Portanto, uma imagem com as mesmas dimensões em pixels parecerá menor em um monitor de alta resolução e maior em um monitor de baixa resolução.

No contexto da impressão, a resolução é uma consideração importante. Geralmente, recomenda-se usar uma resolução de 300 DPI (ou PPI) para obter uma qualidade de impressão nítida. Se você imprimir uma imagem pequena, a densidade de pixels será maior e, portanto, você pode usar uma resolução maior, como 300 DPI. Por outro lado, se você imprimir uma imagem grande, com dimensões maiores, a densidade de pixels será menor e uma resolução de 100 DPI pode ser suficiente.

No entanto, é importante observar que reduzir drasticamente a resolução de uma imagem (por exemplo, de 300 DPI para 100 DPI) pode resultar em perda de detalhes e nitidez quando impressa. Portanto, é uma boa prática começar com uma imagem de alta resolução (maior densidade de pixels) e redimensioná-la conforme necessário, em vez de diminuir a resolução original.

Para leitura, gostaria de sugerir o artigo PPI vs. DPI: Demystifying the World of Online and Print Resolution.

Espero que isso tenha ajudado a esclarecer a relação entre resolução de imagem, PPI, DPI e impressão.

Se você tiver mais dúvidas, fique à vontade para perguntar!

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá Yasmin! Obrigado pela resposta e pela sugestão de artigo.

Gostaria apenas de fazer algumas perguntas sobre o que você explicou:

1) Você está correto em afirmar que o PPI é apenas um metadado associado a uma imagem digital e não afeta diretamente a aparência da imagem na tela. Uma imagem com dimensões de 1000x1000 pixels será exibida com essas dimensões independentemente do PPI especificado.

É correto afirmar que "não tem nada a ver" essa história de configurar uma imagem como 72ppi para a web? O que, de fato, se quer dizer é usar uma imagem com menor pixel X pixel, por que aí, então, se ampliada, a imagem ficará com uma resolução baixa?

2) O PPI é uma informação que pode ser usada por softwares de edição de imagens e impressoras para determinar o tamanho físico da imagem quando impressa.

No caso da impressora, a informação de PPI apenas é considerada, caso enviarmos o arquivo diretamente à impressora, sem especificarmos dimensões? Porque, pelo que eu entendi, por mais que um arquivo tenha X ppi em seus metadados, eu posso fazer um override dessa informação, ao escolher as dimensões da imagem a ser impressa. Eu poderia, por exemplo, fazer uma imagem que tem 200ppi ser impressa com um resultado de 300 ppi, se eu a imprimir menor. Está correto esse raciocínio? Se sim, finalmente, no caso de impressões, ppi é apenas para informar o tamanho que desejamos que a imagem seja impressa? (Um guideline?)

solução!

Oi, Ítalo! Tudo bem? Espero que sim!!

Sobre seus questionamentos, segue:

1- Na realidade, configurar uma imagem como 72ppi para a web é uma prática comum, mas é importante nos aprofundarmos um pouco mais sobre. Os monitores de computador e dispositivos móveis geralmente exibem imagens com uma densidade de pixels padrão, independentemente da resolução fornecida. É por isso que a configuração de 72ppi é comumente usada como uma referência para imagens destinadas à web. No entanto, é importante destacar que a resolução em pixels da imagem é fundamental para determinar a qualidade da imagem quando ampliada ou reduzida. Se você tiver uma imagem de baixa resolução (menor número de pixels), e ela for ampliada significativamente, ela ficará pixelada e com qualidade inferior. Nesse sentido, a afirmação de que usar uma imagem com menor resolução em pixels resultará em uma imagem ampliada com resolução baixa está correta. Assim, a configuração de 72ppi para imagens na web é uma indicação para ajudar na exibição adequada em monitores e dispositivos, e a resolução em pixels da imagem é o que realmente importa para determinar a qualidade ao ampliar ou reduzir uma imagem.

2- Isso aí! O PPI é uma medida que indica a resolução da imagem em relação ao tamanho de impressão. Ele representa o número de pixels presentes em cada polegada da imagem impressa. Quando você envia um arquivo diretamente para a impressora sem especificar dimensões, o PPI se torna uma informação relevante. Nesse caso, a impressora usará o PPI para determinar o tamanho físico da imagem impressa. Por exemplo, se você tem uma imagem com 300 PPI e a imprime em uma dimensão de 4x4 polegadas, a impressora utilizará essa resolução para renderizar a imagem nesse tamanho. No entanto, você também pode fazer um override da informação de PPI ao escolher as dimensões da imagem a ser impressa. Se você decidir imprimir a mesma imagem em um tamanho menor, digamos, 2x2 polegadas, a impressora ainda usará os 300 PPI originais para renderizar a imagem, mas agora haverá mais pixels por polegada na impressão resultante, o que significa uma maior densidade de pixels e uma qualidade aparentemente mais alta (300 PPI). Portanto, é possível ajustar o tamanho de impressão e a resolução (PPI) para obter diferentes resultados. O PPI é usado tanto para informar o tamanho que desejamos que a imagem seja impressa quanto para indicar a densidade de pixels na impressão final. É importante ressaltar que o resultado pode variar dependendo da capacidade da impressora e da qualidade da imagem original.

Qualquer dúvida estou aqui, ok?

Abraços!!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Yasmin, muito obrigado pelas explicações.

Agora ficou tudo muito mais claro!

Abraços,

Italo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software