1
resposta

duvida sobre cores.

Oi, o Circulo cromático me deixa meio confuso. eu sou de Dev/UI e o que eu aprendi é que a cor complementar de vermelho é o verde. e que é pra evitar essa combinação porque choca muito. mas se pegar no circulo que voce fez é como se verde fosse uma das cores "triádicas" de vermelho assim como o azul.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Tem alguma coisa a ver com o CMYK e o RGB?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá Walter! Sim, essa confusão tem a ver com os diferentes modelos de cor usados no design. Vamos esclarecer isso:

Modelo RGB (Aditivo - Telas)

Usado para telas (monitores, celulares). Cores primárias: Vermelho, Verde e Azul. Cores secundárias (mistura de duas primárias): Ciano, Magenta e Amarelo. O verde é a cor complementar do vermelho nesse modelo porque, ao misturá-los, você obtém branco (luz total). Modelo CMYK (Subtrativo - Impressão)

Usado para impressões (tintas). Cores primárias: Ciano, Magenta, Amarelo e Preto. O ciano é a cor oposta ao vermelho nesse modelo. Círculo Cromático Tradicional (Roda das Cores do Design)

Baseado no modelo de cores RYB (Vermelho, Amarelo, Azul). O verde é a cor complementar do vermelho porque está diretamente oposto no círculo.

Agora, sobre sua dúvida:

No círculo cromático tradicional, a tríade do vermelho geralmente inclui azul e amarelo (se for RYB) ou azul e verde (se for RGB). No design UI, geralmente evitamos verde + vermelho porque o contraste pode ser agressivo e é um problema para daltônicos. Já a tríade vermelho + azul + verde pode funcionar se os tons forem ajustados corretamente.