5
respostas

Dúvida sobre container do Minikube

Olá, pessoal!

Quando eu executo o comando minikube start, eu vejo que ele sobe um container com a imagem gcr.io/k8s-minikube/kicbase:v0.0.10.

Sabem me explicar ao que se refere e por que não aparece um container similar quando o professor executa um docker ps?

Obrigado!

5 respostas

Olá Murilo, tudo bem? Na verdade o minikube ele simula um cluster Kubernetes de nó único, isso dentro de uma máquina virtual, ele sobe realmente uma máquina virtual, e é por esse motivo que não podemos visualizar ele quando executamos o comando docker ps, na minha máquina Ubuntu 18.04, sempre aparece a máquina com o nome minikube dentro do VirtualBox então na realidade essa é uma imagem de máquina inteira por isso não podemos ver ela como uma imagem do Docker mesmo, já que na verdade ele é um sistema e não apenas algumas camadas que dependem de outras camadas do sistema operacional da máquina real.

Espero ter esclarecido sua dúvida!

Olá, Jonilson!

Muito obrigado pela resposta!

Eu entendi sua explicação, mas, para mim as informações aparecem diferente. No meu VirtualBox, não aparece nada relacionado ao Minikube, e quando executo o comando docker ps, o container é mostrado, conforme segue:

CONTAINER ID        IMAGE                                 COMMAND                  CREATED             STATUS              PORTS                                                                                                      NAMES
3997b6798713        gcr.io/k8s-minikube/kicbase:v0.0.10   "/usr/local/bin/entr…"   11 days ago         Up About a minute   127.0.0.1:32771->22/tcp, 127.0.0.1:32770->2376/tcp, 127.0.0.1:32769->5000/tcp, 127.0.0.1:32768->8443/tcp   minikube

Segue log do Minikube após executar minikube start:

$ minikube start
minikube v1.12.0 on Ubuntu 18.04
minikube 1.12.1 is available! Download it: https://github.com/kubernetes/minikube/releases/tag/v1.12.1
To disable this notice, run: 'minikube config set WantUpdateNotification false'

Using the docker driver based on existing profile
Starting control plane node minikube in cluster minikube
Restarting existing docker container for "minikube" ...
Preparing Kubernetes v1.18.3 on Docker 19.03.2 ...
Verifying Kubernetes components...
Enabled addons: dashboard, default-storageclass, storage-provisioner
Done! kubectl is now configured to use "minikube"

PS: Tirei os emojis que aparecem no log, pois estava dando erro para postar aqui no fórum haha.

Será que foi alguma alteração que eu fiz (sem saber haha), que configurou para rodar o Minikube utilizando o Docker e não o VirtualBox? Nesse caso, será que eu poderia excluir o VirtualBox da minha máquina?

Obrigado!!

Você está usando o Windows é isso? Bem se for, o que deve está acontecendo é que realmente o Minikube roda em cima do Docker, nas versões mais recentes o Kubernetes até já vem instalado junto com o Docker. Mas nas versões anteriores ou no Linux o Minikube roda com o auxilio do VirtualBox. Peço desculpas por não me atentar a esse detalhe!

Agora complicou de vez: estou usando Ubuntu 18.04 hahaha!!!

Nossa, que coisa, acho que me atrapalhei, mas olha o minikube que tenho na minha máquina:

  • No Virtualbox tem uma máquina virtual: Minikube no Virtualbox

  • E no terminal posso executar o comando minikube start para iniciar o minikube e logo em seguida docker ps e o comando docker ps não mostra nada como você pode ver na imagem: Minikube no terminal

Bem, peço desculpas por não ter me atentado aos detalhes, meu minikube está na versão:

minikube version: v1.6.2

E o seu já está na versão v1.12.0, fora que o driver no seu caso é realmente o docker, então nas atualizações houve esse mudança, como é dito na documentação:

"Minikube also supports a --driver=none option that runs the Kubernetes components on the host and not in a VM. Using this driver requires Docker and a Linux environment but not a hypervisor."

Esse trecho fala que agora temos a opção de indicar o --driver=none, dessa forma os componentes do Kubernetes (é o caso do minikube) executa diretamente no host e não em uma VM, porém é necessário ter um ambiente Linux e o Docker (como é o seu caso). Porém no momento que o curso foi gravado isso não era possível.

Então peço desculpas pelo engano, e agora espero ter esclarecido sua dúvida!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software