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Dúvida sobre a utilização de imagens no mail marketing

Olá, tudo bem?

Minha dúvida é em relação a utilização de imagens no e-mail marketing, principalmente em relação a quantidade, tamanho em kb, e percentual em relação ao texto.

Aqui no fórum tem uma postagem solucionada, mas que não esclareceu minha dúvida.

Na internet tem alguns artigos muito bons comentando as boas práticas, que deixarei no final deste post:

No entanto, resolvi analisar a composição da newsletter da Tramontina, que vai contra algumas práticas recomendadas, que para a minha perplexidade sequer cai na caixa de spam.

  • Os e-mails enviados são composto por imagens (só a mensagem no rodapé parece ser texto);
  • Assuntos terminados com exclamação;

Entre outras coisas...

Gostaria da opinião dos instrutores para entender o que eles fazem para não ser rejeitados pelos serviços de e-mail.

Aguardo o retorno.

Artigos recomendados:

Esse é bom: https://blog.lahar.com.br/marketing-digital/tamanho-e-mail-marketing/

Esse é ótimo: https://resultadosdigitais.com.br/especiais/email-marketing/

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Bom dia Denis, blz.

Existem uma quantidade de variáveis enorme que define a questão de serem levados para o spam, e muitas delas também se diferenciam de serviço de e-mail para serviço de e-mail.

Uma das coisas simples que eu acredito que eles fazem para conseguir enviar o email marketing e ter certeza de que não caia em spam é o uso de um bom distribuidor de email como mailchimp por exemplo que informa essas boas práticas e muitas vezes impede o envio de emails que venham a cair em spam.

E eles conseguem seguir de maneira simples o padrão de existir texto e existir imagens bem indexadas com a tag (alt) do HTML e com nomeclatura coesa entre elas.

Uma outra coisa que acontece é a assinatura do usuario para recebimento do e-mail. como eles devem possuir uma base de dados já validada que aceita o recebimento dos e-mails dela a chance de cair em spam reduz, muitas vezes o envio de um email por mala direta sem a aceitação do usuário de maneira formal pelo site e inclusão no sistema de envio de email faz com que este email seja rejeitado no serviço usado.

Outra coisa que neste caso eu não consigo confirmar, mas acredito que seja assim é o gerenciamento de recebimento do email, um exemplo é a TRAMONTINA eles devem enviar os e-mails e X% deve cair no spam, mas é um número recebimentos que eles aceitam perder. Por não ser a principal fonte de marketing deles.

Não sei se clareou um pouco mais pra ti, mas espero ter ajudado um pouco.

Você já trabalhou com a montagem e envio de algum e-mail marketing e teve problema com o spam?

Olá Luiz, obrigado pelo retorno.

Em relação ao serviço de distribuição de e-mails que eles utilizam, eu não consegui descobrir. Na experiência que fiz, utilizei o outlook (online) como cliente de teste de recebimento das news. A primeira newsletter caiu na lista de spams, e eu não alterei o status dela como endereço confiável. As demais foram enviadas sem problemas para a caixa de entrada.

Pelo que identifiquei estudando os materiais, eles inserem textos no atributo "alt" de todas as imagens. Vou enviar um exemplo para vocês a respeito de como é o formato do email:


http://newsletter.tramontina.com/pub/sf/ResponseForm?_ri_=X0Gzc2X%3DAQpglLjHJlTQGhoHl9l3A13yw5fT7NDEy2hDPrBYzgaNabbBerapk43HWn97vuzg2hHOVXMtX%3DAQpglLjHJlTQGhoHl9l3A13yw5fT7NDEy2hoiF6HIYKzdtt74Obzczdo0uaG7FECqrJ6O&_ei_=Ek_pWFIZgALGh7zk8gDvSU0&_di_=0hueqqihe7dpv235d5590msfouokkhbnpibud54kbodmqhacbf2g


Em relação ao parágrafo: Outra coisa que neste caso eu não consigo confirmar, mas acredito que seja assim é o gerenciamento de recebimento do email, um exemplo é a TRAMONTINA eles devem enviar os e-mails e X% deve cair no spam, mas é um número recebimentos que eles aceitam perder. Por não ser a principal fonte de marketing deles.

Ponto de vista interessante, valeu por compartilhar.


Em relação a pergunta: Você já trabalhou com a montagem e envio de algum e-mail marketing e teve problema com o spam?

Raras são as vezes que isso acontece, mas quando acontece é porque os clientes compartilham da utilização do serviço de entrega de e-mails, e acabam compondo as mensagens com imagens pesadas.

O motivo de todo esse estudo é que eu busco aplicar um design mais simples em meus trabalhos, sempre priorizando a mensagem e a abertura desta em diferentes dispositivos. No entanto, por trabalhar em uma agência de marketing, muitas vezes sou questionado do por que não utilizar mais imagens e fazer uma composição gráfica mais atrativa.

Acredito que se conseguir desvendar essa questão do uso de mais imagens e gifs, poderei entregar uma visual gráfico mais rico.

Boa tarde Denis

Entendi seu objetivo, e é muito bom enteder sobre isso mesmo para entender até que ponto você pode ir com as imagens.

Só de você ter esta noção já está na frente de muitos profissionais.

Mas com relação as imagens é bem isso mesmo que você pesquisou, se a montagem da peça idependente da quantidade de imagens não passar dos 100 kb, é o suficiente ai cabe a você definir a qualidade delas.

Se você tiver em mente isso já reduz muito a possibilidade de cair em spam.

E depois se tiver um tempo pesquise sobre as plataformas de envio. Eu falei o mailchimp mas existem várias delas como RDstation, Mailify, e essas ferramentas auxiliam demais o criador do email com relação a este limbo do spam.

Eles informam sobre tamanho da imagem, sobre quantidade de textos, links nos textos (o que é uma pratica ruim), eles mesmo desvalidam o envio do e-mail caso não atenda determinados requisitos, inclusive reforçam a necessidade da inserção do email em uma lista segura para envio, extrapolando um pouco eu tenho quase certeza que a pessoas responsável por enviar os emails da Tramontina por exemplo se apega apenas as regras informadas pela plataforma de envio e não boas práticas que é o que você por exemplo está seguindo, e sim, faz diferença na efetividade da campanha.

Um abraço

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