Olá Luiz, obrigado pelo retorno.
Em relação ao serviço de distribuição de e-mails que eles utilizam, eu não consegui descobrir. Na experiência que fiz, utilizei o outlook (online) como cliente de teste de recebimento das news. A primeira newsletter caiu na lista de spams, e eu não alterei o status dela como endereço confiável. As demais foram enviadas sem problemas para a caixa de entrada.
Pelo que identifiquei estudando os materiais, eles inserem textos no atributo "alt" de todas as imagens. Vou enviar um exemplo para vocês a respeito de como é o formato do email:
http://newsletter.tramontina.com/pub/sf/ResponseForm?_ri_=X0Gzc2X%3DAQpglLjHJlTQGhoHl9l3A13yw5fT7NDEy2hDPrBYzgaNabbBerapk43HWn97vuzg2hHOVXMtX%3DAQpglLjHJlTQGhoHl9l3A13yw5fT7NDEy2hoiF6HIYKzdtt74Obzczdo0uaG7FECqrJ6O&_ei_=Ek_pWFIZgALGh7zk8gDvSU0&_di_=0hueqqihe7dpv235d5590msfouokkhbnpibud54kbodmqhacbf2g
Em relação ao parágrafo:
Outra coisa que neste caso eu não consigo confirmar, mas acredito que seja assim é o gerenciamento de recebimento do email, um exemplo é a TRAMONTINA eles devem enviar os e-mails e X% deve cair no spam, mas é um número recebimentos que eles aceitam perder. Por não ser a principal fonte de marketing deles.
Ponto de vista interessante, valeu por compartilhar.
Em relação a pergunta:
Você já trabalhou com a montagem e envio de algum e-mail marketing e teve problema com o spam?
Raras são as vezes que isso acontece, mas quando acontece é porque os clientes compartilham da utilização do serviço de entrega de e-mails, e acabam compondo as mensagens com imagens pesadas.
O motivo de todo esse estudo é que eu busco aplicar um design mais simples em meus trabalhos, sempre priorizando a mensagem e a abertura desta em diferentes dispositivos. No entanto, por trabalhar em uma agência de marketing, muitas vezes sou questionado do por que não utilizar mais imagens e fazer uma composição gráfica mais atrativa.
Acredito que se conseguir desvendar essa questão do uso de mais imagens e gifs, poderei entregar uma visual gráfico mais rico.