Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida sobre a síntaxe da fórmula abaixo

Olá, pessoal.

Ao ver o exercício tentei resolvê-lo a partir da seguinte proposta, mas me foi retornado um aviso de erro "Mensagem 156, Nível 15, Estado 1, Linha 22 Sintaxe incorreta próxima à palavra-chave 'AND'."

SELECT [NOME DO PRODUTO] FROM [TABELA DE PRODUTOS] AND SELECT [QUANTIDADE] FROM [ITENS NOTAS FISCAIS]
WHERE [NOME DO PRODUTO] = 'Linha Refrescante - 1 Litro - Morango/Limão' ORDER BY [QUANTIDADE] 

Vocês poderiam me dar um luz sobre o porquê dessa estrutura não funcionar, por gentileza? E também, se haveria alguma outra forma de escrever essa consulta usando o mesmo "where"? (sobre essa última pergunta, eu deveria ter um campo NOME DO PRODUTO também na tabela ITENS NOTAS FISCAIS?)

Desde já, obrigadão, pessoal.

2 respostas
solução!

Olá, Felipe, tudo bem?

Não é possível utilizar o operador AND para unir queries.

Para realizar essa junção entre as tabelas, você pode utilizar a cláusula JOIN.

• JOIN: Realiza a combinação de colunas de uma ou mais tabelas em um única query partir de uma coluna em comum entre as tabelas.

A sua query ficaria da seguinte forma:

SELECT [TABELA DE PRODUTOS].[NOME DO PRODUTO], [ITENS NOTAS FISCAIS].[QUANTIDADE]   FROM [TABELA DE PRODUTOS] 
 INNER JOIN [ITENS NOTAS FISCAIS] 
 ON [TABELA DE PRODUTOS].[CODIGO DO PRODUTO] = [ITENS NOTAS FISCAIS].[CODIGO DO PRODUTO]
WHERE [NOME DO PRODUTO] = 'Linha Refrescante - 1 Litro - Morango/Limão' 
ORDER BY [QUANTIDADE] DESC

A título de curiosidade, caso queira ler um pouco mais a respeito de JOIN, indico a leitura do artigo JOIN e seus tipos publicado no blog da Alura.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Poxa, que bacana!

Super obrigado pela ajuda e também pela recomendação de leitura, Danielle.

Ajudou bastante. Abraços.